MINHA HISTÓRIA COM A MOULAGE

Quando eu paro para pensar quando a moulage de fato entrou na minha vida eu automaticamente lembro da Francys, com 8 ou 9 anos de idade, tentando entender os "probleminhas" de matemática. Sempre estudei em escola pública e infelizmente onde fui criada as escolas públicas não tem uma boa reputação, principalmente na época que estudei, lembro que vivíamos em greve.

No ensino médio tive uma professora muito boa e exigente e tenho guardado até hoje uma novena que ganhei da minha tia e que precisei fazer pois estava quase reprovando em matemática. Lembro de me ajoelhar por 9 dias seguidos a beira da cama rezando fervorosamente para passar na prova final de matemática.

Depois na faculdade volto a ter problemas com os cálculos... agora era a vez de modelagem plana. Tínhamos que usar calculadora na aula e além disso me perdia em meio aos cálculos além de claro, não ter ideia de como aquelas linhas iam servir de algo na roupa. 

Essa introdução sobre números para vocês entenderem o pavor que é a matemática na minha vida. E aqui contei superficialmente, mas acredite, tinha mais motivos ainda para eu ter problemas sérios com os números.

Depois de fazer algumas disciplinas de modelagem plana e me desesperar com a técnica eis que conheço a técnica de moulage! A técnica era tão simples que eu me apaixonei na hora e passei a entender como é feita uma roupa. Ali estava a minha salvação! Além disso eu conseguia ser super criativa e explorar ao máximo todas as possibilidades de criação de uma roupa.

Quando entrei no mercado de trabalho, comecei como designer de sapatos e utilizava esse conhecimento da moulage para criar formas inusitadas e com isso fui convidada a expor as minhas criações em Paris, em uma renomada feira internacional de moda.

Em 2010 ingressei no mundo da docência e então me encontrei! Descobri que dar aulas era o meu propósito de vida.

Me especializei, fiz mestrado e inúmeros cursos com renomados professores do Brasil e exterior. 

Em sala de aula desenvolvi uma metodologia que facilita o aluno a ter autonomia na modelagem através do estudo da moulage.

Depois de formar inúmeros alunos durante meus 10 anos como professora acadêmica, em 2020 desenvolvi e adaptei essa metodologia para o universo on-line e juntamente com a Escola de Moda da Maximus Tecidos criamos o primeiro programa de formação completo chamado "Segredos da Moulage Francesa", programa este que conta com mais de 2500 alunos, do Brasil e alguns países do exterior, como Portugal, Angola, Espanha, Itália, Chile, Paraguay, Estados Unidos...  

 

 

Quer saber um pouco mais sobre a técnica? 

 

 

Aproveite e conhece um pouco mais sobre a moulage, baixe aqui meu e-book gratuito!