top of page

RENOIR, ACEITA UM MATE?


Créditos: Divulgação

Monet, Van Gogh, Degas, Renoir, Picasso, Cézanne, Miró, Dalí e Manet? Lista extensa né? Imagina todos eles pertinho de ti?

Pude conferir a exposição maravilhosa destes artistas no MARGS, cujo nome é Arte na França 1860-1960: O Realismo. Faz parte das comemorações do ano da França no Brasil.

Algumas das obras já tinha visto em outros museus, mas quando viajamos não conseguimos prestar a devida atenção e normalmente estamos com pressa. A experiência de poder ver essas obras com toda a calma e tranquilidade foi ótima!

Daí quase surtei pelo museu! Já que gosto particularmente deste período pois sou fã da Belle Époque, período em que nas artes, e em especial as artes decorativas, prevalecia o gosto pelo curvilíneo, formas orgânicas e ornamentais. Esse estilo influenciou muito a moda e foi responsável por uma mudança estética no corpo feminino em que as mulheres atingiram o máximo do afunilamento da cintura, graças ao uso dos espartilhos (dizem que naquela época era comum ver mulheres passando mal em função do uso).

O bacana é que estas mudanças podem ser observadas nas obras, pois os pintores retratavam maravilhosamente as cenas do quotidiano, passeios pelo campo ou pelos rios, em barcos. Os vestidos em tons pastéis! Uma super aula de história da moda e artes!

pos.png
    bottom of page