top of page

DELL'OPERA: EXPOSIÇÃO DE FIGURINOS NO TEATRO SOLÍS NO URUGUAY


Passeando pelos pontos turísticos de Montevideo, descubro que estava rolando uma super exposição no Teatro Solís.

Não preciso mencionar que o teatro é parada obrigatória, certo? Localizado na Ciudad Vieja, próximo à Plaza Independencia, foi inaugurado em 1856. O teatro é lindo, foi todo remodelado e tem visita guiada. Tivemos sorte pois nesse dia era um feriado importante para os uruguaios e todos os pontos turísticos estavam abertos à visitação e ainda, gratuita!

A exposição chama Sudamericanamente e mostra todo o acervo histórico do Teatro dell’Opera di Roma do início do século XX. Além dos figurinos, estavam expostos os croquis, fotos e outros documentos. Um acervo maravilhoso pra quem curte figurino e história da moda!

Dentre os figurinos expostos, os preferidos foram os do período do Renascimento.

Figurino de ópera

A roupa masculina tinha o famoso "landsknecht" ou talhos, que foi moda durante um período. Pois os soldados voltaram de uma guerra com talhos nas roupas e a partir disso todos aderiram! E como sempre, as guerras e batalhas influenciam na moda.

"Landsknecht" presentes na manga!

O teatro tem vários espaços para exposições e além desta de figurinos, estava rolando uma outra exposição de fotografia contemporânea.

Escadaria da parte "nova" do teatro!

E ao final do passeio, eu "a louca dos livros" aproveitei e fiz umas comprinhas na lojinha do museu. Cá entre nós, livrarias de museus sempre livros mega interessantes, e nessa loja não foi diferente, tinham alguns livros de moda bem raros e com um preço ótimo, comprei um do Paul Poiret e outro do Balenciaga para fechar o dia com chave de ouro!

pos.png
    bottom of page