top of page

TOP 5: DESIGN DE SAPATOS


Pessoas loucas por sapatos esse post é para vocês! Esse é um assunto que encanta a todos, afinal quem ai nunca comprou (ao menos uma vez na vida) um sapato desconfortável só porquê era lindo?

Eu tenho uma relação diferente com eles, acho que por ter trabalhado com design de sapatos não sou compradora compulsiva, até pelo contrário, só tenho modelos básicos e confortáveis e também não me deixo seduzir por qualquer modismo.

O que me eu gosto neste universo "calçadista" é a parte da criação e da pesquisa. Quem olha num primeiro momento não imagina as diversas possibilidades que temos para criar! E é exatamente isso que me deixa fascinada pelo tema.

Infelizmente não existem muitos livros sobre o assunto, se compararmos com outros temas da moda, por exemplo. Os livros que separei para mostrar aqui fui adquirindo ao longo do tempo e para vocês terem ideia, somente 2 desta lista são recentes, que é o Design de Sapatos do Aki Choklat, lançado em 2012 e Modelagem de Calçados da Ilce Liger, lançado este ano. Ambos são os mais técnicos da lista.

Platform Shoes: A Big Step in Fashion - Ray Ellsworth | + Detalhes e preço

O livro é bem antigo é de 1998, época em que os sapatos plataformas estavam no auge (se bem que essa moda está voltando com força). Como diz o nome é só sobre plataformas e tem em média 300 modelos de diversos lugares, incluindo Brasil.

Chaussures - Jöel Garnier

Esse eu comprei em um sebo em Paris e não consegui nem os dados técnicos pra colocar aqui. Ele é legal para inspiração, tem modelos de várias épocas e estilistas diversos.

Mucho más que zapatos - Huey Proctor | + Detalhes e preço

Um dos primeiros livros que comprei sobre sapatos, é em espanhol e é recheado com imagens lindas. Os sapatos e marcas apresentados no livro são mais conceituais. Também é ótimo para inspiração.

Design de Sapatos - Aki Choklat | + Detalhes e preço

O meu preferido! É um livro bem completo. Apresenta desde a história dos sapatos, aspectos ergonômicos, conceitos sobre criatividade e técnicas para ilustração de sapatos. O autor, Aki Choklat é designer de sapatos e professor na London College of Fashion e também na Polimoda, em Firenze. Ou seja, o livro é uma verdadeira cartilha de como fazer sapatos!

Modelagem de Calçados: Técnicas e Passo a Passo - Ilce Liger | + Detalhes e preço

Este livro foi lançado este ano e é bem técnico. A autora é brasileira, e apresenta o passo a passo com base no método de modelagem italiano.

pos.png
    bottom of page