top of page

NA CABECEIRA: MODA - UMA FILOSOFIA


Moda: Uma Filosofia - Lars Svendsen | + Detalhes e preço

POR QUE EU GOSTEI: O conceito de filosofia, que decorei no ensino médio, deriva do grego philos + sophia e significa amor pela sabedoria! Com este conceito em mente, o livro discute a moda de uma forma que nos leva a pensar em questões que normalmente ignoramos em relação aos nossos hábitos e costumes, ou seja, o livro ajuda a pensarmos a moda de outras formas além das quais estamos acostumados a pensar.

RESUMO GERAL: A Moda abrange diversas áreas que vão além do vestuário, como o corpo, consumo, identidade e arte.Estar na moda não necessariamente obriga a introduzir um objeto novo, ela pôde-se falar do que não estão usando. Por exemplo, como quando se tornou moda não usar chapéu.

O autor investiga uma série de elementos ligados à moda, tais como moda e linguagem, moda e arte, moda e consumo, moda como um ideal de vida e aborda principalmente a importância da moda para a formação da identidade.

Sobre alta-costura, fala que "deixou de ser uma norma para a moda de massa e agora pode ser vista principalmente como uma publicidade, mas só raramente como arte". Outro dado interessante que pouco se discute é que o auge da moda como vestuário, ou seja, o período em que a moda ainda apresentava algo novo, durou um século, com o momento em que Charles Frederick Worth abriu sua maison em Paris, em 1857 até os anos 1960. Complementa ainda que o que vivemos hoje é uma lógica de suplementação, pois não estamos mais constantemente modificando o closet de acordo com as tendências e sim, adicionando algo ao que já temos.

Lars afirma que é difícil que aconteça algum fenômeno social que não seja influenciado por mudanças da moda - quer seja a forma do corpo, o design de produtos, política ou a arte.

E então, o que acharam? A leitura flui bem, pois o livro é cheio de fatos curiosos sobre moda, história e comportamento!

pos.png
    bottom of page