top of page

MESTRE DA MOULAGE: MADELEINE VIONNET PURISTE DE LA MODE



Aqui estou eu mais uma vez nessa cidade que amo e aproveitando para visitar os museus e exposições de moda e um museu que adoro em Paris é o Musée des Arts Décoratifs, que fica ao lado do Museu do Louvre. Neste museu sempre tem algo ligado à moda e ao design, daí sempre rola uma exposição bacana. Esta temporada foi dedicada a Madeleine Vionnet, com a exposição chamada de Madeleine Vionnet - Puriste de la mode.



Créditos: Les Arts Décoratifs


Vionnet era renomada por suas aplicações utilizando a técnica de moulage, sem dúvidas ela foi uma das estilistas mais influentes das décadas de 1920. Era apaixonada pela antiguidade clássica e isso foi, possivelmente, uma fonte de inspiração para o uso de formas geométricas básicas que se ajustavam ao corpo de maneira simples e elegante.


Outra fonte de inspiração pode muito bem ter sido a sua inclinação para matemática. Porém sua família era pobre demais para pagar seus estudos, na época, e também a matemática não era considerado algo para mulheres.

Então aos doze anos de idade, Vionnet se tornou aprendiz de um costureiro das redondezas de Paris. Assim começava uma carreira que, mais tarde, renderia a ela o apelido de “Euclides da moda” (em referência ao matemático Euclides, considerado o pai da Geometria).


Vestidos criados por Vionnet em moulage | Créditos: Les Arts Décoratifs Union Française des Arts du Costume

Não fui preparada para fotografar a exposição, além de que minhas fotos de exposições não ficam boas, raramente pode-se usar o flash da câmera.. daí já viu né. Dessa vez não consegui pegar o catálogo pois retorno pro Brasil já com excesso de bagagem, uma pena!

Mas felizmente, as peças usadas na expo estão no site do museu (ufa!). Além das roupas, estavam expostas fotos contando toda a trajetória da estilista, croquis.. fotos de modelos! Mais do que vestidos, os modelos são clássicos atemporais ricos em detalhes, uma verdadeira obra de arte!




Encontrei este vídeo da revista Marie Claire, mostrando um pouco da exposição para quem quiser ver mais!

pos.png
    bottom of page