top of page

O CARNAVAL EM VENEZA: UNA STRAVAGANZA


Engana-se quem pensa que o carnaval em Veneza é festa estilo "Ziriguidum". Acho que é a festa mais silenciosa e enigmática que existe, na verdade a tradição em si era a maior bagunça, pois quando surgiu, por volta de 1268 acontecia todo o tipo de ato imoral que pudéssemos imaginar, já que as pessoas usavam máscaras e aproveitavam pra aprontar todas!

A riqueza dos tecidos e tapetes que revestem as gôndolas

Mas agora é diferente, a Piazza San Marco fica lotada de pessoas fantasiadas com roupas características do século XVIII, no estilo Barroco.

Moça sendo simpática e posando pra foto

O legal é que os "foliões" interagem e são extremamente simpáticos (embora alguns usem máscaras sem expressão) e adoram posar para as fotos.

Eu e o meu namorado nos perdíamos propositalmente diversas vezes pelas ruelas, e em uma delas encontramos essa "moça mascarada" fazendo um editorial...

O primeiro encontro aconteceu pela manhã, daí almoçamos... andamos de vaporetto e no final da tarde quem encontro novamente na outra parte da cidade?

A "moça mascarada" novamente!

Recebia diversos cartões de visita desses mascarados, eram pessoas de diversas partes da Europa. Eles tiram foto numa boa, entregam o cartão e pedem para enviarmos a foto! Legal né?

A experiência de conhecer Veneza durante o carnaval é incrível, a sensação é de estar em um museu da indumentária a céu aberto, devido a riqueza das fantasias, o pessoal não economiza na criatividade e requinte das roupas. Outro ponto positivo de visitar a cidade nesta época é o clima, pois é inverno e a cidade não fica com cheiro ruim, como dizem que é no verão. E um extra é que o vinho cai bem com o friozinho, deixando o passeio mais divertido.

Íamos atrás desse senhor, em direção ao vaporetto e enquanto esperávamos conversamos um pouco. Ele disse que morar em Veneza era uma "stravaganza", no sentido de que por mais bela que seja a cidade, viver lá é complicado pois precisam usar o vaporetto e gondolas para se locomoverem... além de que as vezes acontecem inundações frequentes. Mas para nós turistas, nenhum destes fatos incomodam, ao contrário, torna a cidade mais especial e única!

pos.png
    bottom of page