top of page

TOP 5: OS ESSENCIAIS


Todo o começo de semestre é igual! Organizo a bibliografia das minhas disciplinas de acordo com os livros disponíveis na biblioteca e depois seleciono uma lista, com lançamentos e livros específicos para cada área de atuação, para sugerir aos alunos.

Alguns dos livros que vou sugerir fazem parte da bibliografia básica de muitas faculdades de moda, já existem há algum tempo no mercado e são praticamente insubstituíveis!

Bom, vamos a lista!

A Roupa e a Moda: Uma história concisa - James Laver | + Detalhes e preço

O primeiro da listinha e também o primeiro livro de moda que comprei, indicado na época pela minha professora de História da Moda, é um dos mais completos e compacto do assunto!

Existem livros de história da moda gigantescos, com muito conteúdo e cheio de imagens, mas imagine a função que é carregar esses livros pra faculdade, ler e manusear? Além deste detalhe, esse livro tem muitas imagens e conteúdo de fácil compreensão.

O autor, James Laver foi curador do Victoria & Albert Museum e apresenta a evolução completa da indumentária, que vai da pré história até o início do pret-à-porter.

Fashion Design: Manual do Estilista - Sue Jenkyn Jones | + Detalhes e preço

Meu xodó! Descobri esse livro há 10 anos e continuo utilizando ele! A paixão é tanta que tenho até 2 versões! Este livro é um dos pioneiros, lançado em português, a descrever todo o curso de moda. A autora, Sue Jones é profª no curso de Design de Moda da Central Saint Martins College of Art & Design, e ela abrange o conteúdo do livro de forma tão ampla que é válido no primeiro até o último semestre do curso (e depois na vida profissional!). Além dos conteúdos básicos, como desenhos, elaboração de moodboard, cartelas de cores, modelagem, pesquisa, noções de marketing... Ela ensina a elaborar um portfólio, apresenta listas museus e galerias, dá dicas escolas de moda no exterior. Bom, posso ficar o dia falando dele, mas vamos ao próximo...

Inventando Moda: Planejamento de Coleção - Doris Treptow | + Detalhes e preço

Neste livro há várias citações do livro anterior, Fashion Design, autora, Doris Treptow utiliza uma bibliografia ampla na elaboração deste livro. O que gosto nele é a linguagem simples, exemplos adaptados aos estudantes brasileiros, já que ela fala de SPFW, Feiras de moda específicas que existem aqui... O livro já está na 5ª edição! Obviamente possuo os dois, a última versão está atualizada com muitas fotos, esse livro é bemmmm ilustrado. Também é bibliografia obrigatória em diversos cursos do país.

Curso prático Designer de Moda - Macarena San Martin | + Detalhes e preço

Gosto deste livro pelo conteúdo amplo e preço super acessível (R$ 20,00!!!!) Ele fala de tudo um pouco, assim como o Fashion Design Manual do Estilista, porém de uma forma mais resumida.

101 lições que aprendi na Escola de Moda - Cabrera e Frederick | + Detalhes e preço

Esse livro é o máximo! Fala um pouco de tudo que você irá aprender durante o curso de moda. Tem dicas sobre ilustração, modelagem, costura, comportamento... E tudo de uma maneira muito leve, com textos curtos. Falei sobre ele neste post aqui!

Espero que tenham gostado das dicas, o bacana destes livros é que estão disponíveis nas bibliotecas de várias universidades, então aproveite e boa leitura!

pos.png
    bottom of page