TOP 5: 100 ANOS DE MODA

September 29, 2016

 

 

Top 5 especial aos 100 anos de moda. Selecionei diferentes livros que tratam do assunto, pois os hábitos e costumes mudaram muito mais dentro deste período do que em todo o século passado e existe uma quantidade enorme de livros dedicados ao tema.

 

 

Quando a Moda é Genial: 80 obras-primas em detalhes - Marnie Fogg | + Detalhes e preço

 

 Eu adoro essa série de livros da GG Moda, tenho também "Quando a Arte é Genial". É um livro pequenino porém cheio de informações e fotografias, distribuídos por temas como: Luxo, Forma, Exotismo Asceticismo, Subversão, Utilidade, Erotismo, Revivalismo, Teatral, Futurismo, Estilistas... Neste contexto, abrange as mudanças da moda ao longo do tempo.

 

A Moda do Século XX - Valerie Mendes e Amy de la Haye | + Detalhes e preço

 

O livro compreende os estilistas e centros de moda mais importantes do século e também os desenvolvimentos em acessórios, penteados e maquiagem, a importância da produção em massa, os avanços nas fibras artificiais e principalmente, a moda no Período entreguerras, que foi responsável por várias mudanças no vestuário. Uma delas é retratada nesta imagem, que mostra uma moça pintando a perna da amiga, pois devido à escassez na época, as mocinhas não tinham meias, e para simular o efeito da meia calça, elas pintavam com tinta, desenvolvida pela Max Factor pra esse fim. Loucura né?

 

 

Moda do Século - François Baudot | + Detalhes e preço

 

Por muito tempo esse livro foi tipo o "essencial" da minha biblioteca. Foi um dos meus primeiros 5 livros de moda e é recheado de imagens. Fala desde Paul Poiret à Ann Demeulemeester. Eu costuma ficar apenas folheando ele, pois é enorme e tem muito conteúdo interessante. O autor é colaborador da revista francesa Elle, e tem outros títulos de moda publicado. 

 

A Moda e seu papel social: Classe, gênero e identidade das roupas - Diana Crane | + Detalhes e preço

 

É um livro muito rico do ponto de vista cultural da moda. Tem uma série de estudos sociológicos que contam hábitos de diferentes épocas e classes sociais. Um ponto que chama a atenção são as curiosidades que tem nele, por exemplo, um estudo que analisava as mulheres da classe operária americana e européia e o quanto cada membro da família disponibilizavam para comprar roupas. É um estudo super profundo que auxilia os acadêmicos de moda e estudiosos sobre identidade e gênero. 

 

 

Enciclopédia da Moda: De 1840 à Década de 90 - Georgina O'Hara| + Detalhes e preço

 

Nomes de estilistas, estilos, cortes de cabelo, acessórios, modelagens, tecidos ... essa enciclopédia é muito útil. Muito bem ilustrada e com mais de mil verbetes sobre moda, todos explicados de forma clara e objetiva. 

 

 

 

 

 

 

Please reload

COMO ORGANIZO MEUS LIVROS

VLOG #2: VICTORIA & ALBER...

VLOG #1: MUSEO DEL TRAJE

1/5
Please reload