BALENCIAGA EM PARIS

September 21, 2006

Créditos: Divulgação

 

As aulas na UMinho já começaram e eu dei uma escapadinha de uma semana para visitar a feira Première Vision e claro "flanar" em Paris. 

No roteiro separei algumas visitas aos museus e também exposições de moda, dentre elas visitei a expo dedicada à Balenciaga, no museu de Artes Decorativas. 

 

Normalmente é proibido tirar fotos em exposições de moda então tive que recorrer ao querido google para encontrar boas imagens dessa exposição. Me arrependi de não ter comprado o livro desta exposição, tive um breve surto na livraria do museu e acabei não comprando nenhum livro, mas a vontade era de ter comprado tudo.

 

Créditos: Poste 9

 

Vestidos criados por Balenciaga

 

Cristobal Balenciaga nasceu em 1895 em Guetaria no País Basco espanhol e dedicou sua vida a explorar as técnicas de costura e modelagem. Já aos 23 anos abriu sua primeira casa de Alta-Costura em San Sebastian, em seguida abriu outras duas em Madrid e Barcelona.

 

Créditos: Poste 9

 

O estilista visitava Paris regularmente, comprava modelos de estilistas como Elsa Schiaparelli e Madeleine Vionnet, estudava suas construções, dissecando suas estruturas em busca de novas técnicas e deste modo aprendeu de forma autodidata os segredos da Alta-Costura. 

 

Painel cronológico contando história de Balenciaga | Créditos: Poste 9

 

Em 1937 fugindo da Guerra Civil Espanhola, mudou-se para Paris e desde sua primeira coleção, ele impõe seu estilo pela perfeição de seu corte e seu fascínio com o preto profundo. Toda a trajetória do estilista está exposta de forma cronológica, facilitando o entendimento do visitante. 

 

Looks de Ghesquière para a maison Balenciaga | Créditos: Poste 9

 

Nicolas Ghesquière, atual diretor artístico da maison desde 1997 é o curador da exposição, na qual fazem parte 160 peças escolhidas a dedo.

 

O trabalho de Ghesquière ganhou reconhecimento internacional e desde então juntou-se ao círculo de diretores artísticos que têm sido capazes de restaurar e perpetuar a imagem e legitimidade das grandes casas de moda.

 

A exposição começou em julho e vai até janeiro de 2007. Super indico para quem está de viagem marcada para Paris.

 

 

Please reload

COMO ORGANIZO MEUS LIVROS

VLOG #2: VICTORIA & ALBER...

VLOG #1: MUSEO DEL TRAJE

1/5
Please reload