top of page

MUSEO DEL TRAJE EM MADRID



Hoje inaugura a seção Vlog no canal, e para começar vou mostrar o tour que fiz pelo Museo Del Traje, que foi nossa primeira parada. Ah, antes preciso enfatizar que foi meu primeiro vídeo do gênero, daí fiquei um pouco confusa com a câmera e logo no início do tour a segurança chamou a atenção porque eu estava gravando com um pequeno tripé, só que era um tripé do tamanho de uma caneta e não um pau de selfie (estranho escrever isso, mas tem outro nome?). Enfim, pulei algumas partes do museu para poder gravar com o tripé e ficaram faltando vários detalhes que vou postar aqui.


O museu está localizado em uma área linda e arborizada da cidade, fica um pouco distante do centro, acho que uns 15 minutos de taxi. Ele é todo dedicado à moda. Então em um comparativo com outros museus que visitei, acredito que ele seja um dos maiores.

Olhando de fora a parte superior é dedicado às exposições e arquivos do museu e na parte inferior ficam o café e a lojinha com livros e lembrancinhas.

O espaço superior é muito bem pensado e as coleções divide-se em: Indumentária histórica; indumentária contemporânea, indumentária tradicional, joalheria, têxteis e atividades econômicas, atividades lúdicas, entre outros. Então no acervo permanente tem uma coleção enorme de itens de moda, depois tem uma parte interativa no museu e com acessibilidade, ou seja, várias atrações permitem aos cegos por exemplo, a oportunidade de ler em braile, além de permitir o contato sensorial com alguns materiais diferentes.

Indumentária Histórica

Peças do século XVII

Livro de sociologia do século XVII: "Historia del Luxo, y de las leyes suntuarias de España"

Estas luvas datam de 1820 e está gravada a seguinte frase: ¨No te llegues a las flores porque después de tocadas se ven pronto marchitadas y pierden gracia y primores".

Período de transição entre o século XVIII e XIX

Crinolinas 1860 - 1868

Corset do século XIX

Raio X de um corset

Vestidos plissados de Fortuny e Madrazo século XIX

Coleção de tecidos de Mariano Fortuny e Madrazo

Indumentária Tradicional

Trajes tradicionais (folclóricos) do século XIX

Gostaram do museu? Clicando aqui é possível fazer uma visita virtual!

pos.png
    bottom of page