top of page

VICTORIA & ALBERT MUSEUM EM LONDRES


Continuando a série de vlogs feitas em museus na Europa, o vlog que vou postar no canal hoje, foi gravado no Museu Victoria & Albert, também chamado carinhosamente de V&A. O museu é super antigo, fundado em 1852, em South Kensington, no distrito de Kensington e Chelsea, que aliás é uma área nobre e linda de Londres.

Nesse bairro tem várias outras atrações legais também, tem o Science Museum e o Natural History Museum, o famoso museu do filme "Uma noite no Museu 3 - O segredo da Tumba".

Voltando ao V&A, esse museu é um dos mais importante de moda e artes decorativas no mundo, o acervo é gigantesco, e a editora do museu tem vários livros sobre moda. A entrada para ver o acervo permanente é gratuita e apenas as exposições temporárias são pagas.

E pode fotografar e gravar a vontade (com tripé ou sem... hehehe, não podia perder a piada!) o acervo permanente, já a exposição temporária não... e nesta questão eles são super rígidos, as seguranças ficam andando de um lado para o outro.

Eu visitei apenas a galeria de moda e a loja do museu (óbvio!). Tínhamos pouco tempo, era um dia reservado aos museus, então fui bem objetiva na exposição temporária que estava exposta, a "Undressed" e depois visitei a parte do acervo permanente.

UNDRESSED: A BRIEF HISTORY OF UNDERWEAR

Como o nome diz, essa exposição é dedicada às roupas íntimas. A mostra exibe mais de 200 peças de roupas íntimas tanto masculinas como femininas, que datam de 1750 até os dias de hoje.

A exposição mostra diversas roupas íntimas de diferentes designers e com diversos propósitos, desde a parte das roupas usadas com a função higiênica, como chemises de algodão, utilizadas antigamente, as peças usadas para modificar a silhueta, como armações e corsets. As lingeries maravilhosas de designers contemporâneos que inclusive são usadas como vestidos, enfim, a exposição era bem completa.

Livro da exposição e jornal do museu

Separei no livro algumas das peças preferidas da exposição:

ACERVO PERMANENTE

O acervo permanente consegui mostrar um pouco no vlog para vocês terem ideia. Tem muitas peças, e todas são exibidas de forma cronológica. Separei algumas peças que gostei:

Tecido de algodão estampado com blocos de madeira - 1790

© Victoria and Albert Museum, London

Vestido de seda "Mantua" - 1753 © Victoria and Albert Museum, London

Não podia deixar de postar a loja do museu, com muiiiitos livros maravilhosos, para finalizar o post!

Quero a vitrine inteira!

Vista da loja do museu

Vista da loja do museu e placa com as exposições temporárias

pos.png
    bottom of page