top of page

NA CABECEIRA: O LUXO ETERNO


O Luxo Eterno: Da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas | + Detalhes e preço

POR QUE EU GOSTEI:

Eu gosto destes temas com um viés sociológico e psicológico sobre a moda e os bens de luxo. Normalmente eles apresentam uma noção mercadológica que está por trás de todo este encanto gerado pela publicidade. O livro foi escrito por Gilles Lipovetsky (fílosofo) e Elyette Roux (especialista em marketing e gestão de marcas de luxo) e ambos contribuem com visões diferentes sobre o tema, dentro de suas áreas de conhecimento. Encontrei uma das melhores definições sobre o assunto: "Um produto de luxo é um conjunto: um objeto ou serviço, mais um conjunto de representações: imagens, conceitos, sensações, que são associados a ele pelo consumidor, portanto, o consumidor compra o objeto pelos quais está disposto a pagar um preço superior ao que aceitaria pagar por um objeto ou serviço de características funcionais equivalentes, mas sem essas representações associadas."

A palavra luxo pode ser interpretada de várias formas, normalmente interpretamos como algo de difícil acesso, porém isso depende da vivencia e experiência de cada um, pois em diferentes fazes da vida avaliamos e interpretamos o luxo de uma maneira diferente.

Vivemos hoje (por sorte!) uma época em que as pessoas estão se perguntando até que ponto vale a pena acumular bens e estão consumindo cada vez menos e investindo em bens duráveis e em experiências (culinária, viagens...), e neste aspecto vale salientar e pensar sobre o luxo. Não é melhor economizar na blusinha da estação feita em tecido inferior e confeccionada por mãos escravas e investir em uma peça durável, com qualidade e que ainda carrega uma infinidade de sensações ao adquira-la? De certa forma podemos relacionar o luxo ao minimalismo e porquê não a sustentabilidade? Assuntos que estão no trending topics dos eventos e publicações na moda.

RESUMO GERAL:

O livro começa fazendo uma aparado geral da história do luxo no tempos dos homens das cavernas, pois o luxo sempre existiu, em diferentes tempos e também de diferentes formas. Conta ainda de como o luxo encontrou o caminho da cultura, pois antigamente, na Renascença, luxo era ter um castelo coberto por obras de artes, no caso, retratos pessoais, imortalizando os modelos da época. já no capítulo "O luxo e o sexto sentido" fala do aspecto imortal das marcas de luxo e de toda a experiência sensorial que os itens de luxo proporcionam, seja o aroma da loja, a decoração do ambiente, ou ainda, quando experimentamos certos serviços em restaurantes. Por fim os autores apresentam as marcas de luxo atuantes no mercado atual, e contam vários fatos interessantes sobre cada uma delas, como os conglomerados, questões éticas e estéticas das marcas e claro, vai falar também do marketing atuando sobre as marcas mais famosas e de como são suas estratégias.

E então, o que acharam? A leitura flui bem, pois o livro é cheio de fatos curiosos sobre moda, história e comportamento, então a leitura te prende!

pos.png
    bottom of page