VLOG #3: FASHION AND TEXTILE MUSEUM

April 6, 2017

 

E hoje é dia do último vlog feito em Londres ir ao ar, mas calma, ainda tem os vlogs de Paris. Esse museu foi a despedida de Londres, visitei ele pela manhã, antes de pegar o Eurostar e atravessar o Canal da Mancha.

 

O Fashion and Textile Museum é o único museu na Inglaterra dedicado somente a moda contemporânea e a também aos têxteis, fica na Bermondsey Street, uma região importante para a moda no século XIX, pois lá ficavam vários curtumes e tecelagens, e fica próximo ao Tate Museum, então dá pra organizar um passeio bem cultural pela região.

 

O espaço do museu é pequeno (e acolhedor!) mas tem uma super lojinha com livros e lembranças e outros dois espaços para exposições, um com a expo da Zandra Rhodes, designer inglesa e fundadora do museu e outro espaço com a exposição principal.

 

Fora as exposições e a livraria (que já vou falar e mostrar as fotos), o que me chamou a atenção nesse museu foram os cursos de moda oferecidos por eles, tem muitas opções com preços excelentes, peguei vários folhetos pra mostrar aqui:

 

Tem curso de estamparia, tartan e tweed, desenho de moda, tapeçaria e outros tantos...

 Claro que não podia faltar a livraria, essa tem uma curadoria ótima, com vários livros da Thames & Hudson e os "apetrechos" de costura da Merchant & Mills, que eu falei aqui

 

A exposição principal em cartaz era sobre Josef Frank, um designer-arquiteto-pintor austríaco que mudou-se para a Suécia por volta de 1930, fugindo dos nazistas. Em Estocolmo, passou a aperfeiçoar seu trabalho como designer de interiores, decorando casas, criando móveis e estampas, tornando-se um dos principais nomes do estilo escandinavo e do design têxtil. 

 Vejam só este ambiente projetado por Josef, a escolha e combinação de cores usadas por ele, genial!

E as inspirações? Josef criava seus designs no período da guerra, então seus desenhos contrastavam com as barbaridades que aconteciam na época, já que trazia frescor e alegria com o seu trabalho. Seus temas recorrentes eram pássaros, flores, borboletas, frutinhas

basicamente temas orgânicos, tanto na parte da estamparia quanto nas aquarelas que pintava. 

 

Ao final da exposição tinha um espaço reservado para William Morris, precursor e entusiasta deste estilo "orgânico", pois criava seus designs de tecidos inspirado em elementos da natureza, com plantas, flores, frutas. Embora o estilo de ambos seja completamente diferente, pois as cores e o formato das plantas são distintos, ambos possuem o mesmo amor pela natureza. Frank inspirava-se no estilo de Morris para compor seu trabalho.

Ah, comentei no vídeo que não podia comprar nenhum livro em função do peso, pois estávamos fazendo os últimos passeios e havíamos deixado as malas na estação, então carregar livros estava fora de cogitação, só que eu não podia voltar com as mãozinhas abanando, então comprei esse caderno da Chanel como lembrança e também um lápis do museu.  

 

E então, gostaram? Essa exposição fica até maio, então se estiver com viagem marcada, vale a pena dar uma conferida!

Please reload

COMO ORGANIZO MEUS LIVROS

VLOG #2: VICTORIA & ALBER...

VLOG #1: MUSEO DEL TRAJE

1/5
Please reload