top of page

LIVROS DE MODA EM VERSAILLES


Fachada do Antiquário

Esta é a segunda vez que vou para Versailles, a primeira vez foi em 2007, com um grupo de amigas e agora voltei para conhecer com o Alisson.

O dia que reservamos para ir estava chuvoso, dá para ver na foto da fachada da loja, e não temos o hábito de carregar guarda-chuva em viagem, então o jeito de escapar da chuva é entrar em cafés, lojas e museus.

No caminho entre a estação de trem e o Château começou uma chuva forte, correr não é uma opção, pois estou grávida, então entramos no primeiro comércio que estava com as portas abertas.

Objetos de decoração, móveis, acessórios...

Para a minha alegria, era essa loja de antiguidades, lugar que sou apaixonada, como já mencionei em outros posts, adoro mercados de pulgas, antiquários, sebos, brechós, e embora não compre nada, adoro a atmosfera desses lugares, parecem museus, cada canto, cada objeto conta uma história e isso me fascina muito.

O nome do Antiquário é "Au Facteur Cheval", uma homenagem ao Palácio francês criado pelo carteiro Joseph Ferdinand Cheval (1836-1924), cuja história incrível merece ser compartilhada aqui: de origem humilde, o carteiro tropeça em uma pedra com formato inusitado e começa a colecionar pedras diferentes. Depois sonha que construi um Castelo e então decide construi-lo nos momentos livre, o castelo passa a ser um ícone da arquitetura e inspiração para vários artistas surrealistas.

Mas, voltando ao antiquário, ficamos um tempo olhando os objetos, por sorte o Alisson também gosta desses lugares, e estava olhando as facas e outros objetos, enquanto eu me perdia no meio daquele caos maravilhoso. O antiquário era uma espécie de galpão com várias divisões, e em uma delas encontro uma prateleira lotada de livros.

Vejam só as prateleiras com livros específicos de moda. Surtei! Eram muitos livros diferentes e com conteúdos ótimos. Fiquei namorando vários, mas infelizmente não levei nenhum, pois ainda tínhamos o dia inteiro de visitação no palácio, então pensei que seria melhor voltar e comprar na volta. Só que na volta, estava fechado.

Livro de história da moda

Fazia tempo que não via uma coleção de livros de moda tão diversificada e maravilhosa. Com certeza é um lugar que quero voltar com tempo e escolher alguns desses livros.

pos.png
    bottom of page