top of page

RELATO: ESTUDAR MODA EM PORTUGAL


Em agosto do ano passado completou 10 anos a primeira viagem que fiz para a Europa. Não foi apenas uma viagem, eu morei por 6 meses lá e foi uma das experiências mais incríveis que tive na vida.

O lugar escolhido foi Guimarães - a primeira cidade de Portugal - dizem as placas, aqui nasceu Portugal! É uma cidade pequena e linda, a Universidade ficava "ao pé do Castelo".

Este é um post nostálgico e é para complementar um vídeo que fiz para a Semana Acadêmica do curso de Design de Moda do IFRS, em Erechim. Minha amiga Fernanda, que é professora lá, me convidou para compartilhar um pouco sobre minha experiência. Agora imaginem vocês, buscar lembranças de 10 anos atrás? Tinha 21 anos e ideias fervilhavam na cabeça, mas pensando em como planejei a viagem e as escolhas que fiz na época, posso dar boas dicas pra vocês, tipo dica de mãe, sabe? hehehe

Vou seguir as dicas que comentei no vídeo e complementar aqui com fotos e links:

#1 DICA: PESQUISE MUITO

Pesquise na internet, converse em grupos nas redes sociais, "stalkeie" pessoas que estão morando lá... prepara-se o máximo possível!

Lembro que já tinha feito amigos lá antes mesmo de sair do país. Já sabia como funcionava a instituição, como eram os alojamentos, o preço da comida, roupas... essas informações fazem muita diferença.

# 2 DICA: PORTFÓLIO

Que o portfólio é um dos itens primordiais do estudante de moda todos sabem (ou deveriam saber)! Desde que o aluno entrar na faculdade é importante ir atualizando seu portfólio, seja ele físico ou online. Desde o 2º semestre da faculdade eu tinha o meu, e funcionava como um blog onde eu ia contando as palestras que ia, os trabalhos que desenvolvia, era como uma vitrine. No meu tempo de estudante esse portfólio me proporcionou diversas oportunidades de trabalho e também convites bem legais, que posso contar uma outra hora aqui pra vocês.

Mas a ideia de ter um portfólio para quando vocês forem viajar é de apresenta-lo logo que chegar na universidade escolhida para os professores e coordenadores do curso terem ideia dos conhecimentos prévios de vocês. Como comentei no vídeo, graças ao meu portfólio, fui convidada para participar do projeto Morangos com Açúcar, que é uma novela teen portuguesa.

Aqui nesse link tem todo o processo de desenvolvimento do projeto: http://www.design.uminho.pt/pt-pt/showroom/morangos/

# 3 DICA: ESCOLHA DAS DISCIPLINAS

Escolha disciplinas que irão agregar, ou seja, que serão um diferencial no currículo de vocês. Eu peguei algumas disciplinas que não tinham muito nexo com o curso que estava fazendo na UCS, mas que auxiliaram muito no meu processo de aprendizagem. Uma delas foi história do design, na época não falávamos de design nos cursos de moda, design e moda eram coisas distintas, tanto é que o curso na UCS chamava-se Moda & Estilo, então todo o embasamento de design que tive, aprendi em Portugal e foi muito importante depois quando comecei a dar aula e também quando fiz o mestrado.

# 4 DICA: INTERAJA

Essa dica não é por acaso, vejo muitas pessoas que vão com amigos, ou ficam só nos grupos de pessoas da mesma nacionalidade e perdem esse contato rico com os colegas. Eu procurei participar o máximo que podia de atividades com os colegas portugueses e tive muitas experiências ótimas. Uma delas foi a participação em um projeto interdisciplinar, onde desenvolvemos uma Coleção de Tecidos Inteligentes. Imaginem vocês, a disciplina era de design têxtil e eu estava aprendendo sobre tecidos inteligentes, encapsulamento de aromas para tecidos, e tantas outras coisas que foram possíveis graças à essa interação com os colegas.

# 5 DICA: FAÇA VIAGENS DE ESTUDOS

Bom, essa dica requer um pouco de disciplina. Eu sei que quando estamos viajando e estudando ficamos um pouco saturados, e a vontade de espairecer é grande. Faça um esforço e vá atrás de mais conhecimento na área da moda. Aproveite para ver as feiras do setor, semanas de moda, exposições! Enriqueça esse período de estudos. Eu visitei as duas edições da Première Vision na França (inverno e verão), também fui na Bread and Butter, Modtissimo e também visitei muitas exposições de moda.

Première Vision
Exposição "O papel da Moda"

pos.png
    bottom of page