top of page

MINI TOUR PELA LIBERTY OF LONDON


Vou começar o post explicando sobre o título "mini tour" e porque não fiz um tour completo: A loja é enorme, tem seis pisos, então como toda loja de departamento tem muitas marcas e claro, departamentos, fui nas seções que mais me interessavam e que só encontraria lá.

Para quem não conhece, essa é a uma loja de departamento bem famosa que fica na Regent Street e tem uma história muito legal. Ela surgiu junto com as primeiras lojas de departamento que amamos, como a Harrod's, também em Londres, criada em 1849 por Henry Harrod. A Liberty surgiu em 1875 e posteriormente, em 1878 começou a produzir suas famosas estampas. Enquanto isso na França, surgiam também os amados Le Bon Marché e Printemps.

Além da loja ser grande outro fato que fez com que o tour fosse mini foi o horário. A Liberty fecha cedo e quando cheguei faltava pouco pra fechar e o Alisson já estava exausto. Na verdade eu também estava exausta mas a curiosidade de conhecer aquela loja linda venceu o cansaço e lá estava eu tentando o impossível: ver todos os andares da loja, fotografar e claro, não menos importante encontrar uma lembrança da loja, algo que só tivesse lá!

A experiência dentro da loja é muito bacana, porque a arquitetura é antiga, o piso e as escadarias são de madeira e o VM é organizado de forma que saliente a arquitetura original. Ah, e sobre a arquitetura, foi construída no estilo Tudor e foram usadas madeiras de dois navios na sua construção.

A curadoria de marcas da Liberty é diferente de outras lojas de departamentos, tem umas marcas "do momento" como Mansur Gavriel, Isabel Marant e Acne Studios e também as tradicionais como Stella McCartney, Alexander McQueen, Vivienne Westwood e Commes des Garçons. Tanto na parte de roupas como na parte de beleza, que é outro departamento que eu gosto muito, tem muitas marcas de nicho diferentes, com perfumes incríveis e mega exclusivos como a Diptyque que eu amo!

O famoso floral Liberty

Aqui entra um pouco da história e legado da Liberty para a moda: O fundador, Arthur Liberty começou seu negócio vendendo sedas exóticas importadas da China e do Japão, e algodões e lãs finas da Índia. Os tecidos não tinham estampas, então a Liberty passou a desenvolve-las. Essas estampas ficaram tão famosas, que o floral miúdo por exemplo, passou a ser chamado de floral Liberty. Outro fato muito legal é que o Oscar Wilde foi um dos primeiros clientes de Arthur.

Tem uma seção da loja toda dedicada aos tecidos estampados e também os produtos feitos com eles. Nesta seção entram os collabs feitos com marcas como a Nike, Fred Perry, Supreme, Dr. Martens. Então claro que eu p-r-e-c-i-s-a-v-a de alguma peça adquirida in loco, não é? Porém eu não sou uma pessoa muito fã de estampas, então por muita sorte consegui um cashmere lindo, com apenas uns detalhes da estampa floral. Perfeito!

Overdose de estampas Liberty

Uma parte muito especial que merece toda a atenção é a seção de Haberdashery que é o mesmo que bazar, lá tem todo o tipo de lã, linhas, agulhas, tecidos para patchworks, moldes, livros e revistas, apliques...

Lãs lindamente distribuídas

Linhas...

Tecidos para patchwork...

No decor da loja tem muitos objetos vintage, como essa mesa

Diferentes tipos e estampas de tecidos

Tecidos, lãs e linhas

Essa parte da loja é muito linda e super merece muitos cliques, pena que a luz amarela não ajudou muito, mas tá valendo né?! Fica então minha dica, se forem a Londres, organize-se para fazer a visita na Liberty com tempo e de preferência durante o dia!


pos.png
    bottom of page