top of page

RELATO: PORTFÓLIO DE MODA


Fazia tempos que queria falar sobre esse assunto aqui pra vocês, lembro que fiz um post no blog da Audaces falando sobre a importância do designer de moda adotar e principalmente, manter um portfólio.

E para quem está entrando neste mundo da moda e design e não sabe ainda o que é um portfólio, segue aqui a definição de acordo com o Wikipédia: "Portfólio é uma lista de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante, no caso de ambientes educacionais. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio."

Na verdade, portfólio nada mais é que um conjunto de trabalhos, certo?!

Ultimamente tem sido mais fácil pra mim gravar os vídeos, então aproveitei e fiz a tag Relatos e conto um pouco sobre minha experiência tanto acadêmica quanto profissional. Posso dizer que tive várias oportunidades legais graças a um portfólio virtual e vou contando aqui no vídeo um pouco de como as coisas foram acontecendo.

Este post complementa o vídeo, pois coloquei alguns prints dos meus portfólios antigos, como nessa imagem com o meu primeiro site/portfólio. Fiz ele em 2006, época em que estava no 4º semestre do curso de Moda e mantive o mesmo layout até 2009, após formada.

Esse print é da página inicial, onde eu tinha uma pequena biografia, contando minha formação e o que estava disponibilizando no site.

Depois tinha a aba de "designs", onde eu colocava todos os trabalhos que já tinha feito, tanto projetos acadêmicos, experimentais e profissionais.

E aqui por fim o blog do portfólio, com o famoso post que me levou até a Première Vision Paris como expositora, estava tão contente com essa credencial de "Jeune Créateur" que significa algo do tipo "jovem criadora" que fiz uma foto dela com o material da feira e contei como foi visitar a feira e o que eu tinha achado da experiência.

Início de 2009, o ano que fui expor na feira, decidi mudar o layout e fazer algo com mais identidade e focado na área que eu estava trabalhando. Escolhi os melhores trabalhos e fiz o portfólio com opção de textos em inglês.

Notem que no menu com os links eu coloquei o nome dos projetos e o visitante conseguia visualizar todo o processo de criação de cada projeto e coleção, ah, também tinha vídeos com desfiles, ou no caso do projeto que fiz em Portugal, tinha trechos da novela com as roupas que elaboramos.

Outro ponto relevante deste portfólio é que eu tinha um menu "press" que eram todas as matérias que saiam sobre mim na imprensa.

Como na época eu trabalhava com calçados e alguns dos modelos que criei eram tendências, minhas criações saíram em algumas revistas de moda, que eram super importantes.

E hoje o meu portfólio tem esse layout clean, pensando novamente em uma identidade e objetivo profissional, como pode ser visto no menu "sobre", onde a biografia é um pouco mais extensa e os cursos e workshops que fiz estão em destaque e organizados de forma cronológica. Já no blog eu conto experiencias relacionadas ao mundo acadêmico da moda. Existe também, um link dedicado aos meus trabalhos publicados em revistas e eventos científicos e por fim o contato, onde recebo os comentários de vocês!

Como comentei ao final do vídeo, se surgirem dúvidas referentes a esse assunto, posso fazer mais vídeos contanto um pouco mais, é só deixar os comentários no youtube. Este post/vídeo surgiu da vontade de compartilhar minha história e motivar vocês!

E se consegui te motivar, segue a lista de plataformas para fazer o seu próprio portfólio:

pos.png
    bottom of page