top of page

ILUSTRAÇÃO E ESTAMPARIA COM TÂMISA TROMMER


Já fazia um tempo que eu queria entrevistar a Tâmisa, já havia entrado em contato e comentei sobre o projeto, porém como moramos em cidades diferentes não conseguia me organizar, até que um dia estava em Porto Alegre almoçando com a Mariama e a Eugênia no Senhorita Margô, que é um café super fofo e com comidinhas ótimas e traz ótimas recordações, porque a Mari morava na casa onde hoje é o café e na época eu ficava hospedada lá todas as quintas, quando tinha aula do mestrado. Mas enfim, encontramos a Tâmisa por acaso lá e conversamos por mais de hora, foi um encontro muito bacana e então resolvemos logo marcar a data da entrevista!

Bom, mas vamos começar pelo começo de onde conheço a Tâmisa? Conheci no Mestrado em Design que fizemos juntas na UniRitter e eu lembro que achava incrível a proposta de dissertação dela, era algo muito inovador que mesclava educação e gamificação, lembro que sempre aprendia algo quando ela apresentava os seminários. Outro fato que me chamava a atenção era de ela fazer as apresentações de datashow manualmente, ilustrando de forma super criativa as frases e imagens que serviam para explanar os temas abordados.

Essa é a minha versão de colega, mas a apresentação oficial da profissional para vocês entenderem mais sobre o trabalho dela, é que ela é designer de estampas há mais de 8 anos. Especialista em Design para Estamparia e Mestre em Design, é reconhecida por empresas como Usefashion, Havaianas, IdeaFixa, entre outras. E também desenvolve estampas exclusivas para empresas nacionais e internacionais. Dona de um trabalho autoral, como vocês podem ver na entrevista que fiz aqui, Tâmisa representa com originalidade diferentes temas.

A entrevista foi conduzida pelas perguntas enviadas pelo canal e também pelo instagram. Foram questões super pertinentes e que ajudarão a dar um norte, especialmente para quem pensa em trabalhar nessa área. Conversamos muito sobre o processo criativo e de onde surgem as inspirações para o desenvolvimento das ilustrações. Tâmisa também contou sobre as habilidades necessárias para quem deseja atuar neste segmento e claro, falou também sobre empreendedorismo, afinal divide-se entre a criação e a gestão da Nácar Studio.

Cartões de visita da ​Nácar Studio

O espaço onde a Tâmisa cria é um ambiente super criativo e inspirador, repleto de materiais artísticos, livros variados, sketchbooks, amostras de tecidos. É o tipo de lugar que dá vontade de pegar um papel e tinta e sair pintando e/ou fotografando, que foi justamente o que fiz. Compartilho aqui com vocês um pouco deste adorável espaço.

Pincéis variados

Na hora de criar, Tâmisa gosta de explorar diferentes técnicas e normalmente começa uma ilustração de forma manual e posteriormente trata o desenho de forma digital. Nesta foto é possível ver alguns dos materiais que ela explora: tem canetas, nanquim, marcadores diferentes e também aquarela.

Materiais artísticos variados

Agora vou mostrar pra vocês os meus queridinhos: os livros! Tâmisa usa tanto livros técnicos como livros de artes variados no seu trabalho.​

Livros sobre design têxtil e artes

Mais livros, aqui alguns sobre design de moda também!

Sketchbooks com experimentações

Ao final da entrevista Tâmisa indicou três livros que auxiliam que está começando a trabalhar com estamparia, são esses:

Design De Superfície - Evelise Anicet Ruthschilling | + Detalhes e preço

Diseño de estampados: de la idea al print final - Angel Fernández | + Detalhes e preço

Textile Designs : 200 Years of Patterns for Printed Fabrics Arranged by Motif, Colour, Period and Design - Susan Meller | + Detalhes e preço

Gostaram da entrevista e das dicas? Conheça melhor o trabalho da Nácar aqui no site ou no Instagram @nacarstudio.

pos.png
    bottom of page