A CORRIDA E SUAS LIÇÕES



Hoje compartilhei uma série de stories no meu perfil do instagram e pensei em trazer esse conteúdo aqui pro blog também.


Eu compartilhei algumas fotos sobre uma corrida que estava me preparando para fazer, logo cedo, as 5:30 da manha.

O que eu queria contar é que quando em me inscrevi na corrida, era início de setembro e a meta naquele momento era voltar a treinar, pois já estava sem correr há alguns meses por causa de uma contratura leve.


Bom, mas resumindo, quando chegou a época de treinar estava com covid, depois disso sempre tinha algum outro problema que impedia de treinar.


Outro detalhe, eu achava que a corrida seria no asfalto, eu só descobri que seria no interior quando cheguei na cidade

A minha meta hoje era me superar, batendo minhas metas anteriores, porém as condições eram completamente diferentes: eu nunca mais tinha treinado, ainda estou me recuperando do COVID, há muito tempo não treino em estrada de chão, mas ok fui lá e procurei dar o meu melhor.


Coloquei uma meta de tempo e com um ritmo que fosse desafiador mas que eu conseguisse sustentar por um tempo. E assim foi, até o momento que as subidas começaram.


Resumindo, eu poderia seguir descrevendo toda a corrida, mas o aprendizado mais importante deste domingo e uma das coisas que eu mais gosto ao competir é a lição e o significado que isso traz ao momento em que estamos vivendo.

Hoje eu pude fortalecer a minha resiliência, identificar os meus momentos falhos e respeitar. Eu não treinava corrida na subida, então como poderia ter um bom resultado? Porque me cobrar de algo que eu não tinha preparo? Porque me comparar as outras mulheres que estavam correndo? Cada uma tinha o seu tempo de treino e ao contrário de outras vezes em que eu ficava mirando as adversárias (afinal eu sou do signo de Áries) hoje eu só procurei fazer o meu melhor dentro das condições que eram favoráveis pra mim. O resultado disso é uma satisfação pessoal incrível, independente da minha classificação, que no fim, ainda consegui ficar em 2° lugar na minha categoria.


Essa longa história é só pra compartilhar um insight que tive hoje, o esporte, seja ele qual for é a melhor forma de aprendizagem quando o tema é superação e competição.


Superar a sí e competir consigo mesmo, procurando sempre evoluir e nos tornarmos melhores do que éramos ontem. Aprender a se perdoar, diminuir o ritmo quando necessário, mas não desistir completamente, no final sempre vale a pena.


E o que esse text