A IMPORTÂNCIA DA MOULAGE PARA O DESIGNER DE MODA



Antes de criar o site www.MoulageFrancesa.com todos os conteúdos sobre a técnica ficavam aqui no FrancysSaleh.com e eu achei melhor organizar os conteúdos e também dedicar um espaço só para a moulage.


Com isso parei de trazer assuntos relacionados a técnica por aqui, e passei a dedicar o francyssaleh para assuntos relacionados ao mercado de trabalho e estudo da moda.


Porém olhando os posts por aqui senti falta de falar sobre a moulage, pois a técnica me auxiliou muito enquanto designer de moda e hoje arrumando como professora e mentora em áreas tanto técnica quanto de criação vejo que a técnica é a que melhor atende neste quesito.


Estudar moulage te ajuda a entender melhor sobre a tridimensionalidade de uma roupa, algo que na modelagem plana é praticamente impossível.


Ao visualizar o corpo, o tecido e os volumes é impossível não ter ideias criativas e se você trabalha com moda sabe que a parte de geração de ideias não é tão fluida como gostaríamos que fosse, não é mesmo?


Pensando nos inúmeros benefícios e vantagens da moulage, vou citar alguns aqui pra você:


  • Ver o resultado final da peça sem precisar fazer ajustes e provas

Na moulage temos essa vantagem, pois quando traçamos um molde na modelagem plana precisamos fazer a correção desse molde, na moulage já podemos ver o resultado final e ainda provar a tela (molde na moulage) diretamente na cliente, antes de confeccionar no tecido final.


  • Adaptar o manequim a diversos tipos de corpos

Com a técnica de bourrage podemos adaptar o manequim e atender diferentes tipos de corpos, seja grávidas, pessoas com sobrepeso ou ainda, pessoas com problemas posturais como cifose, hiperlordose, escoliose. E também atender corpos transgêneros, pois possuem especificidades.

Essas adaptações são feitas diretamente no manequim com a ajuda de enchimentos que são colocados nos pontos corretos, “clonando” o corpo da cliente.