Você que me acompanha por aqui pode estranhar o fato de eu falar sobre esse assunto, já que sempre falo sobre moda do ponto de vista técnico e acadêmico. Nunca escrevi nada referente a estilo pessoal e tampouco sobre looks do dia, porém lá no meu instagram é comum alguém perguntar sobre o meu estilo pessoal nas caixinhas de pergunta ou ainda, quando posto fotos pessoais sempre recebo elogios sobre as roupas que uso.
Como é a primeira vez que falo sobre isso e não pretendo abordar esse tema com frequência, vou contextualizar a evolução do meu estilo pra você.
Lembrando que eu não comecei a trabalhar com moda porquê gostava de me vestir ou gostava de comprar roupas, ou simplesmente por gostar de moda. Na verdade eu entrei nesse mercado por causa da minha família.
Eu comecei a ter uma noção de estilo ainda mocinha e fazendo uma retrospectiva, posso considerar que já fui uma "fashion victim". Lembro que comecei a trabalhar cedo e receber um salário já por volta dos 15 anos, e como não tive acesso a um guarda-roupa igual o das meninas da minha idade quando criança, depois que comecei a ter condições de comprar o que eu queria, gastava parte do salário com roupas.
Lembro que combinava a sandália com a bolsa, a blusa com a calça, a saia com com o cinto... E quando entrei na faculdade de moda deixava o guarda-roupa revirado, com inúmeras peças sobre a cama, tentando montar um look pra ir pra aula.
Comecei a simplificar as coisas por volta dos 20 anos, quando fui morar em Portugal. Como tinha pouco espaço e viajei apenas com uma mala grande, reorganizei meu estilo. Abandonei os saltos e comecei a usar roupas casuais. Nesta mesma época conheci o minimalismo e gostava dessa ideia, porém era algo que não conseguia adotar.
Depois da faculdade ingressei no mercado de trabalho, os saltos voltaram... emagreci... engordei... emagreci... e durante esse tempo fui entendendo que peças atendiam as minhas necessidades profissionais e ainda, a usar as roupas como aliadas da imagem que eu precisava passar naquele momento.
Imaginem o que vivi e experimentei dos 15 aos 36 anos? Mas melhor resumir, afinal estou falando de mais de 20 anos nesse processo.
Fazem 5 anos, desde o nascimento da minha filha que eu entendi que peças e estilo estão de acordo comigo daqui pra frente e nesse processo passei a estudar por conta própria sobre o armário cápsula de forma bem didática.
Na verdade, antes do nascimento da Eugênia, eu já vinha estudando e comprando de forma mais consciente. Analisando o corte, o tecido e as cores.
Porém como eu trabalho com moda, buscar referências é bem mais fácil, quando comparado a alguém que não trabalha no meio. Tanto é que quando minhas amigas pedem dicas eu fico sem ter como ajudar, pois o meu processo foi longo, demorado e além disso, usei inúmeros livros que não são apenas de moda.
Dias desses ajudei minha irmã a reorganizar as peças dela. Temos um estilo e rotinas similares, então o processo foi fácil. Além de analisar com ela as peças individualmente, deixei alguns livros para ela estudar e entender os conceitos.
Mas como disse, ajudei minha irmã pois somos muito parecidas em vários aspectos então o meu processo pode ser aplicado a ela, porém entender qual o seu estilo e quais as peças que te favorecem, além de envolver muito autoconhecimento, precisa ser orientado por um profissional da área, pois você precisa se conhecer, para aplicar esses conceitos e aproveitar os benefícios do armário capsula.
Eu sou apaixonada pela filosofia minimalista e garanto que quando você experimenta simplificar e minimizar, além de ajudar a ter clareza e tempo, te ajuda também na questão financeira, pois quando entendemos qual nosso estilo, quais as peças básicas que nos favorecem, que devemos ter um número "x" de coisas, a nossa relação com o consumo muda de forma absurda. Hoje eu posso entrar tranquilamente em um shopping e não desejar nada. É uma sensação inexplicável de libertação.
Bom, mas eu não ia abordar esse tema sem dar a você uma solução. Estou muito animada para um workshop sobre armário cápsula e montagem de looks que será lançado agora, dia 14 de novembro pela ENMODA.
O curso será ministrado pela professora Tatty Camargo e com ele você aprenderá a escolher as peças corretas para que o seu guarda-roupa seja otimizado, compacto e te ajude na hora de fazer combinações inteligentes adequado ao seu estilo de vida.
Escrevi esse post pensando nas minhas amigas que pedem dicas e que são profissionais de outras áreas, porém esse curso é super indicado pra quem deseja atuar com Personal Stylist, Personal Shopper, Personal Organizer, Consultor de Imagem ou profissionais que desejam desenvolver coleções cápsulas.
O conteúdo é composto 100% em vídeos e acompanha uma apostila disponível para download. E com a vantagem de um curso online, você poderá estudar nos dias e horários que quiser e após a conclusão e aprovação, é disponibilizado o certificado digitalizado. O certificado leva o selo da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.
O link do curso é esse aqui! E usando o cupom FRAN10 você ganha 10% de desconto!
Me conta depois lá no instagram o que achou deste conteúdo e se você também vai fazer o curso! Um beijo e até o próximo post.
Comments