top of page

COMO COMEÇAR A ESTUDAR MODA POR CONTA PRÓPRIA?



Que tal começar a estudar moda de forma independe ou melhor autodidata? Tem chegado até mim inúmeras mulheres (e homens) em momento de transição de carreira, buscando um propósito. São pessoas que estão cansadas de trabalhar em algo que não as faz felizes ou que não as realiza profissionalmente. Elas querem encontrar um trabalho que seja significativo para elas, que as faça sentir que estão fazendo a diferença no mundo.


O processo de transição de carreira pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade de crescimento e autoconhecimento. É importante que as pessoas que estão passando por esse processo tenham paciência e determinação. Elas precisam se dedicar a descobrir o que realmente as motiva e que tipo de trabalho as faria felizes.


Ainda que nem todos possam se dar ao luxo de abandonar totalmente a atual profissão e começar a estudar e trabalhar com moda, existe sim algo que você pode começar hoje mesmo.


Sim, você pode começar a estudar moda por conta e ir descobrindo mais sobre as áreas que existem, as possibilidades e onde você se encaixa nisso tudo.


Antes de dar as dicas para você aprender mais sobre moda de maneira autodidata, é importante dizer que a faculdade de moda em alguns casos é necessária, inclusive já escrevi alguns posts sobre isso aqui no blog e também já falei sobre essa temática em podcasts e também abordo com frequência no meu instagram @francyssaleh.


Porém se a sua ambição é conhecer mais sobre o assunto e mergulhar nesse universo, saiba que existem vários temas dentro da moda que você pode se aperfeiçoar através de livros, cursos e documentários.


Vamos abordar cada um deles:


LIVROS


Os livros são a primeira opção sem dúvidas, muitos são verdadeiros cursos de Design de Moda. Aqui no blog eu sempre mostro opções de livros que complementam os estudos, além de mostrar opções isoladas eu faço por temáticas: 5 livros para estudar desenho, 5 livros para estudar modelagem e por ai vai.


Aprendi e aprendo muito por meio dos livros, então aproveite esse material e tire o máximo que puder. Recentemente criei o Clube do Livro para debater sobre esses assuntos. Tem sido ótimo conversar sobre temas de diferentes áreas da moda com minhas alunas e seguidoras.


MENTORIAS


Grupos de mentorias são as melhores opções para você fazer parte de um grupo onde todos tem o mesmo propósito e são supervisionados por um mentor. Particularmente eu tenho amado trabalhar neste formato, com os meus grupos de mentoria de Desenvolvimento de coleção e de Moulage, onde consigo acompanhar todo o desenvolvimento do mentorando. É interessante a diversidade dentro das minhas turmas, atendo profissionais distintos, desde professores, até pessoas que estão em transição de carreira. Profissionais autônomos, empreendedores, estudantes. É uma variedade que enriquece os encontros.



FILMES E DOCUMENTÁRIOS


Estudar moda através de filmes e documentários é uma ótima maneira de aprender sobre a história, a cultura e a indústria da moda. Esses formatos podem ser uma fonte de inspiração, informação e entretenimento.

Filmes

Os filmes de moda podem ser uma ótima maneira de se familiarizar com as tendências atuais e históricas. Eles também podem fornecer insights sobre os processos criativos de estilistas e designers. Alguns filmes de moda que valem a pena assistir incluem:

  • O Diabo Veste Prada (2006): Um filme clássico sobre o mundo da moda em Nova York.

  • O Segredo de Coco Chanel (2009): Um filme biográfico sobre a vida da estilista Coco Chanel.

  • Dior e Eu (2014): Um filme biográfico sobre a vida do estilista Christian Dior.

  • A Primeira Dama da Moda (2016): Um filme biográfico sobre a vida da estilista Diane Von Furstenberg.

  • Halston (2021): Um filme biográfico sobre a vida do estilista Halston.


Documentários

Os documentários de moda podem ser uma ótima maneira de aprender sobre os bastidores da indústria da moda. Eles também podem fornecer insights sobre os desafios e oportunidades enfrentados por estilistas e designers. Alguns documentários de moda que valem a pena assistir incluem:

  • The True Cost (2015): Um documentário sobre os impactos ambientais e sociais da indústria da moda.

  • McQueen (2018): Um documentário sobre a vida e a obra do estilista Alexander McQueen.

  • 7 Days Out (2020): Um documentário sobre os bastidores do Met Gala.

  • The Business of Fashion (2021): Um documentário sobre a indústria da moda contemporânea.

  • Fashionscapes (2022): Um documentário sobre a moda em diferentes culturas ao redor do mundo.

Durante a faculdade usei muito o recurso dos filmes, pois como na época não tínhamos conteúdos na internet como temos hoje, os filmes que eu locava na biblioteca da faculdade ou da videolocadora, me ajudavam a visualizar as indumentárias ao longo dos anos e fazer relações entre o período histórico.


Por isso é importante que você escolha filmes e documentários que sejam relevantes para seus interesses. Se você está interessado em moda histórica, por exemplo, pode assistir a filmes e documentários sobre estilistas e designers do passado. Se você está interessado em moda contemporânea, por outro lado, pode assistir a filmes e documentários sobre estilistas e designers atuais.


É interessante fazer anotações sobre os aprendizados, então ao assistir um filme, preste atenção aos detalhes, como as roupas, os cenários, contexto histórico e a música. E depois de assistir a um filme ou documentário, tire um tempo para pensar sobre o que você aprendeu. O que você achou mais interessante? O que você aprendeu sobre a moda?


Estudar moda através de filmes e documentários é uma maneira divertida e envolvente de aprender sobre esse mundo



PINTEREST


O Pinterest é uma ótima ferramenta para estudar moda. Você pode encontrar uma variedade de imagens, vídeos e artigos do mundo todo.


Particularmente sou apaixonada e inclusive uso como suporte para estudo, principalmente em História da moda, tenho várias pastas organizadas por décadas. Também gosto de estudar História do Design, Artes e Arquitetura.


Ao ler um livro ou um artigo, pesquisa as imagens referentes no Pinterest. Organize esses estudos em pastas e vá treinando o seu olhar.


Outra dica é seguir marcas, designers e museus de moda. Isso ajudará você a ficar atualizado sobre as últimas tendências e descobertas.


CURSOS LIVRES

Aprender moda através de cursos livres é uma ótima maneira de adquirir conhecimentos básicos sobre a área e se preparar para uma carreira na moda.


Os cursos livres de moda geralmente são ministrados por profissionais da área e oferecem uma variedade de temas, desde história da moda até técnicas de costura e design. Eles são uma ótima opção para quem quer aprender sobre moda de forma prática e acessível.


Uma plataforma que tenho usado e indicado é a Domestika. Nesta plataforma você encontra mais de 500 cursos na área da moda e muitos deles já indiquei para meus alunos e os feedbacks são sempre positivos .


Na Domestika os cursos sao comercializados por um valor extremamente acessível e os profissionais sao sempre os melhores em casa área. Orgulhosamente faço parte deste time com o meu curso de Moulage, que será disponibilizado em breve.






HOW TO START STUDYING FASHION ON YOUR OWN?


How about starting to study fashion independently or better self-taught? Countless women (and men) have come to me at a time of career transition, looking for a purpose. These are people who are tired of working on something that doesn't make them happy or that doesn't fulfill them professionally. They want to find work that is meaningful to them, that makes them feel like they are making a difference in the world.


The career transition process can be challenging, but it is also an opportunity for growth and self-knowledge. It is important that people going through this process have patience and determination. They need to dedicate themselves to discovering what really motivates them and what kind of work would make them happy.


Even though not everyone can afford to completely abandon their current profession and start studying and working in fashion, there is something you can start today.


Yes, you can start studying fashion on your own and discover more about the areas that exist, the possibilities and where you fit into all of this.


Before giving you tips for learning more about fashion in a self-taught way, it is important to say that fashion college is necessary in some cases, I have even written some posts about it here on the blog and I have also spoken about this topic on podcasts and also I frequently address her on my Instagram @francyssaleh.


However, if your ambition is to learn more about the subject and delve into this universe, know that there are several topics within fashion that you can improve through books, courses and documentaries.


Let's address each of them:


BOOKS


Books are the first option without a doubt, many are real Fashion Design courses. Here on the blog I always show book options that complement the studies, in addition to showing isolated options I do them by theme: 5 books to study drawing, 5 books to study modeling and so on.


I learned and still learn a lot through books, so take advantage of this material and get as much out of it as you can. I recently created the Book Club to debate these topics. It's been great to talk about topics from different areas of fashion with my students and followers.


MENTORSHIPS


Mentoring groups are the best options for you to be part of a group where everyone has the same purpose and is supervised by a mentor. I have particularly loved working in this format, with my Collection Development and Moulage mentoring groups, where I can follow the mentee's entire development. The diversity within my classes is interesting, I serve different professionals, from teachers to people who are in career transition. Self-employed professionals, entrepreneurs, students. It’s a variety that enriches meetings.



MOVIES AND DOCUMENTARIES


Studying fashion through films and documentaries is a great way to learn about the history, culture and industry of fashion. These formats can be a source of inspiration, information and entertainment.


Movies


Fashion movies can be a great way to familiarize yourself with current and historical trends. They can also provide insights into the creative processes of stylists and designers. Some fashion films worth watching include:


  • The Devil Wears Prada (2006): A classic film about the world of fashion in New York.

  • Coco Chanel's Secret (2009): A biographical film about the life of fashion designer Coco Chanel.

  • Dior and Me (2014): A biographical film about the life of fashion designer Christian Dior.

  • The First Lady of Fashion (2016): A biographical film about the life of fashion designer Diane Von Furstenberg.

  • Halston (2021): A biographical film about the life of fashion designer Halston.

Documentaries


Fashion documentaries can be a great way to learn about the behind-the-scenes of the fashion industry. They can also provide insights into the challenges and opportunities facing stylists and designers.

Some fashion documentaries worth watching include:


  • The True Cost (2015): A documentary about the environmental and social impacts of the fashion industry.

  • McQueen (2018): A documentary about the life and work of fashion designer Alexander McQueen.

  • 7 Days Out (2020): A behind-the-scenes documentary at the Met Gala.

  • The Business of Fashion (2021): A documentary about the contemporary fashion industry.

  • Fashionscapes (2022): A documentary about fashion in different cultures around the world.

During college I used movies a lot, because at the time we didn't have content on the internet like we do today, the films that I rented from the college library or from the video store helped me visualize clothing over the years and make connections between the historical period.


That's why it's important that you choose films and documentaries that are relevant to your interests. If you're interested in historical fashion, for example, you can watch films and documentaries about fashion designers



PINTEREST


Pinterest is a great tool for studying fashion. You can find a variety of images, videos and articles from around the world.


I'm particularly passionate about it and I even use it as a support for studying, especially in Fashion History, I have several folders organized by decades. I also like studying the History of Design, Arts and Architecture.


When reading a book or article, search for related images on Pinterest. Organize these studies into folders and train your eyes.


Another tip is to follow fashion brands, designers and museums. This will help you stay updated on the latest trends and discoveries.


FREE COURSES


Learning fashion through free courses is a great way to acquire basic knowledge about the area and prepare for a career in fashion.


Free fashion courses are generally taught by professionals in the field and offer a variety of topics, from fashion history to sewing and design techniques. They are a great option for anyone who wants to learn about fashion in a practical and accessible way.


A platform that I have used and recommended is Domestika. On this platform you will find more than 500 courses in the fashion area and many of them I have already recommended to my students and the feedback is always positive.


At Domestika, courses are sold at an extremely affordable price and the professionals are always the best in their field. I am proudly part of this team with my Moulage course, which will be available soon.

Commentaires


pos.png
    bottom of page