Uma pergunta que recebo com frequência seja de alunos ou seguidores é como faço para me manter criativa? Sabia que eu nem sempre fui criativa, ou melhor, pensava que não era e isso quase me fez desistir de trabalhar com criação de moda.
Mas depois estudando mais sobre o assunto fui percebendo e aprendendo o que nos leva a sermos mais criativos.
Pra isso fiz muitos cursos, li muitos livros e hoje a dica que dou aqui é se conhecer e buscar aquilo que você mais gosta.
Por exemplo, eu tenho dificuldade em criar no bidimensional, ou seja, gerar ideias apenas no papel desenhando. Eu preciso manusear o tecido, enrolar... como na moulage, aí sim consigo pensar em formas e estruturas.
Demorei a entender que para mim esse era o método que funcionava na hora da criação, mas até me encontrar, sofria muito por não me achar criativa.
Além disso, também precisamos ter um vasto repertório de referências e esse repertório construimos ao longo da vida, seja com cursos, livros, exposições, filmes, viagens...
Tudo isso contribui para desenvolver sua criatividade!
Depois você vai automaticamente armazenando essas ideias e quando precisa fazer um projeto a resolução aparece de um forma muito fácil, porém para isso é importante se manter em constante aprendizagem e sempre buscando algo novo.
Agora faz uma pausa e reflita, como você se mantém criativamente ativa ou ativo?