COMO MONTAR UM PORTFÓLIO DE MODA


Esses dias já havia postado aqui no blog algumas dicas de como fazer o portfólio de moda, já que as mentorandas estão na fase final de seus projetos e para conclusão é importante a realização do portfólio.


Nos cursos de design de moda esse processo é obrigatório, ao final de um grande projeto ou do curso, o aluno deve desenvolver um portfólio com seus melhores trabalhos ou seu melhor projeto desenvolvido no curso.

Esse portfólio servirá como uma espécie de vitrine deste profissional, pois ali estará toda a trajetória e também todas as habilidades necessárias para um profissional da moda.


Aproveitando que tenho falado muito sobre esse tema, abri a caixinha hoje no meu perfil @francyssaleh e comecei a falar por lá também e surgiram inúmeras dúvidas que vou aproveitar e responder por aqui também.


Para começar perguntei se os seguidores sabiam o que era um portfólio e para minha surpresa 60% disseram que sim, sabiam o que era, enquanto 40% responderam que não. Então começamos com o básico:


O QUE É UM PORTFÓLIO DE MODA


O portfólio é um conjunto do seu trabalho ou imagens do mesmo, organizados em um formato portátil para apresentar aos empregadores. O portfólio é fundamental em todas as áreas criativas e se você está interessado em atuar com design, ilustração ou fotografia de moda, por exemplo, terá que investir tempo em sua elaboração.


QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER UM PORTFÓLIO DE MODA


Fiz também essa pergunta e cerca de 30% marcaram que não entendem a importância de ter um, então vamos lá:


Por ele ser uma espécie de vitrine do seu trabalho, normalmente grandes empresas e cursos universitários (no exterior) exigem um portfólio. É nesta "vitrine" que você apresentará as suas habilidades, qualificações, formação e experiências profissionais. E claro que ele serve também como uma extensão da sua personalidade, pois na forma como você desenvolve sua criatividade, organiza os seus trabalhos e escolhe suas temáticas, acaba expressando muito sobre sua essência enquanto criador e é justamente isso que as empresas e universidades querem.


POR ONDE COMEÇAR O SEU PORTFÓLIO?


Para começar você deve se colocar no lugar do seu empregador por um momento, assim como quando elabora o seu currículo. Uma boa ideia é se adaptar ao que o empregador procura, afinal ele está interessado em saber se você se adequará a equipe de criação e a empresa, então se você está desenvolvendo um portfólio para uma empresa específica, é interessante ter isso em mente.


QUAIS OS TÓPICOS INCLUIR EM UM PORTFÓLIO DE MODA


1- Apresentação da coleção e do tema

2- Imagem conceito do tema

3- Cartela de cores com número Pantone TPX

4- Release da coleção - texto com informações sobre modelagem, materiais, texturas e detalhes da peça

5- Croquis / Quadro de coleção

6- Editorial

7- Ficha técnica do produto


TENHO QUE FAZER UMA COLEÇÃO ESPECÍFICA PRA ELE?


Depende do objetivo pessoal, por exemplo, se for para uma vaga específica e não tiveres trabalhos que atendam à necessidade da empresa, aí o correto é fazer uma coleção específica.


Então vai depender muito, pode ser também um conjunto de trabalhos, no caso de uma modelista. Quanto a isso não existe uma regra.


O QUE COLOCAR EM UM PORTFÓLIO PARA CONCORRER A UMA BOLSA DE ESTUDOS NO EXTERIOR?

Neste caso também vai depender do objetivo, pois escolas de moda onde avaliam a criatividade (como as escolas inglesas por exemplo) irão avaliar o seu processo criativo, como você organiza as ideias dentro da sua cabeça e também como utiliza essas ideias para criar um produto. Neste caso a questão estética não importa muito, pois o que os professores e avaliadores querem ver é a sua essência e como você resolve os problemas.


QUAL O LIMITE DE PÁGINAS


Não existe uma regra, mas sempre indico colocar somente os trabalhos importantes e não colocar trabalho apenas para fazer volume. Pense que precisa reter a atenção do recrutador e não fazer ele perder tempo.


DEVO FAZER FÍSICO OU DIGITAL


Depende do propósito, mas normalmente indico fazer o digital pois não tem barreiras. Alguns casos pode ser requisitado o portfólio físico, se for o caso, tenha os dois.


NO FORMATO DIGITAL, QUAL A MELHOR PLATAFORMA PARA COLOCAR MEU PORTFÓLIO: BEHANCE, PINTEREST OU INSTAGRAM


Varia muito, nas minhas aulas de portfólio eu deixava a plataforma livre para o aluno escolher, mas particularmente eu gosto de sites próprios pela liberdade na organização dos conteúdos e também porque no site já é possível colocar sua essência no próprio layout.


Exceto isso, particularmente não vejo alguma plataforma melhor ou pior para quem trabalha com moda. Eu vejo o Behance como uma excelente plataforma para o universo criativo especialmente na área gráfica, já na área da moda não vejo a mesma quantidade de trabalhos.


COMO DEIXAR UM PORTFÓLIO BONITO NO FEED QUE É ONDE AS PESSOAS MAIS PROCURAM?


Eu vejo muito perfil de moda por aí que me deixam de cabelo em pé! Moda tem relação direta com estética, então você deve dar atenção aos mínimos detalhes já que tudo comunica. Cuide da forma como escreve, da qualidade das suas fotos e do conteúdo que posta. Tudo deve ser coerente e ainda, deve traduzir sua essência. Procure sempre usar fotos autorais do seu trabalho, não coloque fotos de banco de imagens ou salvas do Pinterest, a ideia é mostrar o seu trabalho e sua estética, é a sua vitrine virtual.


Quer aprender a desenvolver sua coleção autoral e seu portfólio? Aplique para a mentoria de Desenvolvimento comigo, neste link aqui: Aplicação para Mentoria


E se você quiser saber mais sobre portfólio? Aproveita e assista essa aula que está super completa:








pos.png