Volta e meia me pedem dicas ou perguntam sobre o que deve ser feito para ser um bom profissional e se destacar no mercado de moda, já que ao longo de mais de 10 anos em sala de aula, ensinando e acompanhando os alunos após formados, consigo facilmente verificar alguns padrões óbvios de pessoas que conseguem uma carreira sólida no mundo da moda e outras que não conseguem.
Eu sempre falo no primeiro dia de aula e isso acaba fazendo com que alguns alunos torçam o nariz, mas a real é que esse universo da moda e costura é um mercado que precisa de profissionais altamente capacitados.
Para um bom profissional sempre haverá espaço. Porém assim como em outras áreas, na moda é necessário ter experiência - ou seja - a prática.
E aí é sempre a mesma questão ao final do estágio quando os alunos estão se formando, ou ainda, de profissionais que enviam a mesma pergunta nas minhas redes: COMO TER EXPERIÊNCIA? Já que é difícil conseguir estágio em algumas regiões?
Felizmente na área da costura e modelagem, ter experiência não é algo custoso, que comprometa sua renda, como em algumas outras profissões, como um piloto de avião por exemplo, que para ter experiência precisa investir em horas e horas de voo.
Na modelagem e costura você pode ir adquirindo essa experiência exercitando. Simples assim!
Exercite e desafie-se!
Observe as peças prontas, faça pastas no Pinterest com ideias de modelagens para desenvolver, faça os moldes com reaproveitamento de papel, como a professora Marlene Mukai ensina. Utilize retalhos para testar os moldes ou até mesmo TNT, mas pratique!
Não conheço outra forma mais eficaz de ganhar experiência sem sair de casa!
O que achou desta dica? Vamos tentar?!
Comments