COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA TRABALHAR COM MODELAGEM


Eu sou muita atenta aos sinais e hoje pela manhã, navegando despretensiosamente, acabei lendo o anúncio de uma vaga de modelista no site Carreira Fashion. A vaga em questão estava descrita assim:


VAGA PARA MODELISTA


DESCRIÇÃO DA VAGA : O papel do Técnico de Modelagem é analisar as amostras de produtos, garantindo a vestibilidade e qualidade, propondo soluções para o desenvolvimento técnico de produto de acordo com a empresa.


RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES

  • Auxiliar na criação da Ficha Técnica do produto construindo a tabela de medidas e auxiliando nos acabamentos de confecção afim de garantir melhor vestibilidade e qualidade dos produtos;

  • Garantir a utilização dos padrões da marca;

  • Corresponsável pelo processo de viabilidade técnica (vestibilidade, qualidade);

  • Responsável pela agenda e condução das provas das amostras, auxiliando juntamente com setor do estilo, produto e fornecedores, garantindo agilidade de liberação;

  • Responsável por analisar as amostras garantindo a vestibilidade e qualidade, propondo soluções para o desenvolvimento técnico de produto (acabamento de confecção) de acordo com a cadeia ou marca;

  • Responsável pela liberação de amostras para fabricação;

  • Responsável pela orientação técnica aos fornecedores dos produtos em desenvolvimento e fabricação;

  • Garantir atendimento do volume de amostras com velocidade e qualidade.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES

  • Ensino Técnico completo em Moda ou áreas afins;

  • Experiência com Modelagem Industrial e Desenvolvimento Técnico de Produto;

  • Paixão por moda.

  • Desejável Inglês Intermediário


Depois que vi esse anúncio, continuei minhas atividades normais e comecei a organizar o material para a aula de quarta-feira no Youtube, onde falarei sobre Ficha Técnica. Então peguei meus livros mais técnicos sobre moda e logo de cara vejo um quadro falando sobre as habilidades necessárias para o profissional de modelagem.


Cabe salientar que isso tudo é como eu vejo como necessidade real na indústria da moda, e vem de encontro ao que converso nas minhas lives, aulas de mentoria e também nos stories.


O universo dos cursos online nunca esteve tão efervescente neste sentido, porém está todo mundo ensinando o básico, o simplificado. Ninguém está falando sobre as reais necessidades do mercado. Não é mesmo?


Aproveito e coloco aqui o que está escrito no livro que chama Modelagem: Tecnologia em produção de vestuário, na parte que citam o perfil do profissional de modelagem.


Interessante ressaltar que o livro é bem antigo, porém as habilidades necessárias continuam sendo as mesmas. ainda que o mercado de consumo está cada vez mais exigente, as empresas de confecção utilizam as mais variadas ferramentas competitivas, incluindo a busca por profissionais competentes e com formação técnica especializada, o que nunca foi fácil. Bom, mas vamos ao que estava escrito:


Quais os pontos-chave de conhecimento para um profissional de modelagem?


" O profissional de modelagem deve saber interpretar a representação gráfica das peças propostas pela equipe de criação em todas as possíveis formas de traçado, especialmente o desenho técnico."


Aqui complemento este detalhe importante que está sempre em destaque nas vagas de modelistas: fica técnica!

A Ficha técnica é como um documento, que é extremamente importante na parte do desenvolvimento e produção. O modelista tem a função de saber ler e desenvolver uma ficha junto com o setor do estilo e também dos custos e produção.


"Deve conhecer os possíveis materiais empregados nos produtos do segmento de sua especialidade, incluindo as propriedades físicas e mecânicas destes, como caimento e maquinário apropriado para montagem, dentre outras."


Aqui está falando sobre o conhecimento sobre tecidos, um bom modelista deve ter noção do comportamento de diferentes tipos de tecidos, pois dependendo da ideia do estilista, determinado tecido com uma modelagem específica pode ser uma combinação desastrosa. É papel do modelista auxiliar nesse processo, prevendo certas combinações e auxiliando na escolha do melhor tecido e acabamentos para cada caso.


"Propor condições de viabilidade técnica para determinada vestibilidade do produto, de acordo com uma proposta ergonômica, bem como diagnosticar a melhor forma de montagem do produto, antes e após a confecção de uma primeira peça, conhecida como peça-piloto."


A questão da vestibilidade é muito importante e também é responsabilidade do modelista. Um decote que pode causar desconforto por ser mal elaborado, um detalhe que pode atrapalhar na vestilidade da peça, tudo isso é responsabilidade do modelista.


"Desenhar tecnicamente os moldes de forma que reproduzam a proposta do design, por meio de uma melhor metodologia, seja por métodos tradicionais ou por intermédio de ferramentas CAD.""


Aqui está relacionado com o método de modelagem. Sabemos que hoje existem inúmeros métodos, porém a modelagem industrial segue algumas regras, o que costuma ser bem diferente da qual normalmente é ensina gratuitamente no YouTube. Modelistas profissionais usam metodologias testadas e usadas nas indústrias durante anos, eles podem sim usar um que outro truque de internet, porém a base de estudos e metodologias que conhecem é sólida.

Além disso a ferramenta CAD é cada vez mais usada e solicitada, então é obrigatório que você domine algum sistema CAD/Cam seja ele Lectra, Audaces, Gerber, Molde.me, Gemini.


"Complementar a base de dados da Ficha Técnica de Produto, em especial quanto à definição dos materiais, fornecedores, consumo, detalhes-chave de qualidade e de montagem."


O modelista precisa entender sobre aviamentos, ter noção sobre os fornecedores e auxiliar no preenchimento da ficha técnica.


"Conhecer os acabamentos, lavagens e customização da indumentária em geral e, em profundidade, os aplicados na sua especialização. Medir e interpretar medidas sob o ponto de vista antropométrico."


Diria que essa atribuição é um "plus", afinal é um conhecimento muito específico de algumas industrias como a do segmento jeanswear, por exemplo. O modelista que atua nesse segmento precisa entender sobre o processo de lavagem de alguns tecidos, pois sempre há o fator de encolhimento e a necessidade de finalizações e acabamentos que são feitas após a peça ser costurada.


"Ser um prototipista das peças que modelar."


Normalmente as empresas tem um prototipista à parte, ou seja, a modelista faz o molde e a prototipista costura. Porém a modelista precisa entender sobre a parte de montagem da peça.


"Conhecer e ter condições de aplicar características de normalização, padrões de qualidade e definições de conformidade aos produtos desenvolvidos. Entender a linguagem de moda para se relacionar com a equipe de criação."


Aqui uma parte que acho extremamente necessária de salientar é "entender a linguagem de moda para se relacionar com a equipe de criação". Dentro do mundo da moda existe um abismo entre o universo da costura e o da criação. Assim como eu sempre digo que um bom designer deve conhecer sobre modelagem e costura para ter qualidade nas suas criações, a modelista deve entender sobre cultura e história da moda, ela deve entender sobre esse universo, saber o que acontece no mundo das tendencias, saber quem são os principais estilistas, o que estão criando. Acredite, se você fizer isso, com certeza se destacará!


Eu quero ainda colocar mais um ponto que vejo como um diferencial neste universo que é a técnica de moulage. No texto ela não aparece de forma explícita, porém sabemos que na indústria o profissional que domina a técnica é valorizado e tem um enorme diferencial, afinal, quantas pessoas que fazem moulage você conhece?


Deixo a reflexão pra vocês e espero que esse post tenha contribuído de alguma forma, um beijo e até o próximo!


Ah... corre no meu perfil no instagram que sempre tem uma discussão interessante acontecendo lá nos stories!

pos.png