CRONOGRAMA PARA ESTUDAR MODA EM CASA


Continuando com a temática da semana passada, hoje eu vou falar sobre uma ideia de cronograma de moda para quem quer estudar de forma autodidata.


Essa foi uma sugestão que surgiu lá na caixinha de perguntas do meu perfil do instagram e achei ótimo falar sobre isso, então aproveitei e fiz a aula da semana explicando como podemos montar um cronograma de estudos efetivo, quais os materiais estudar, como encontrar boas referências, e até mesmo como estudar moda de graça.


Todos esses tópicos foram abordados na aula transmitida ao vivo pelo youtube, porém como a aula é ao vivo, eu sempre interajo por lá e acabo fazendo algumas citações de coisas que não havia previsto e que depois preciso colocar links.


Então esse post é um suporte da aula e uma espécie de resumo da aula, certo?



Eu comecei a aula explicando que não existe um cronograma fixo de estudos e disciplinas e cabe a voce determinar quais disciplinas vai se dedicar dependendo sua área de atuação ou objetivo com esse estudo.


E isso varia muito, determinada área pode precisar estudar mais sobre modelagem, moulage e costura, outras precisarão mais de história da moda ou desenvolvimento de coleção e quem vai determinar o tempo de dedicação a cada área é você.


Então eu fiz uma especie de exemplo de cronograma com as áreas que eu julgo importante, baseadas na minha experiência de designer e de professora universitária. Porem lembre-se que existem objetivos diferentes dentro de cada área e profissão, tenha essa clareza de qual o seu objetivo, ok?


Um conhecimento que é fundamental para o designer de moda é o estudo do Design. É importante que você saiba de fato o que é o design e o papel do designer no mundo, quais as escolas e influencias do design. Os princípios do design que são universais e aproveitados no ensino da moda. Procure livros e documentários sobre este tema, assim você vai conhecendo mais sobre este universo.


Outro tema tão importante quanto é a história da moda e indumentária! História da moda é a base de tudo, é com ela que voce entenderá sobre tendencias, pois elas são cíclicas, entenderá sobre as modificações das silhuetas ao longo dos anos, conhecerá os estilistas que tiveram seus destaques em cada época.


Têxteis também é um tema importante, entender sobre os fios, estruturas dos tecidos, tipos de fibras... você não precisa se tornar um expert nessa área, mas entender minimamente o que é uma fibra natural, artificial e sintética, qual o comportamento de cada uma, é essencial!


Sociologia, psicologia, coolhunting... essas áreas filosofais da moda também são de extrema importância, principalmente se voce quer trabalhar com o ensino de moda. Precisa sim conhecer Lipovestky, Barthes, Veblen, entre outros pensadores que se dedicaram ao estudo da moda de uma forma profunda e consistente.

Por fim e não menos importante, as áreas de modelagem, moulage, costura... essas áreas técnicas também devem estar presente no seu cronograma, seja qual for sua atuação, é bom que voce entenda sobre construção de uma peça.


"Francys, quais livros você sugere"?


Olha, eu passei alguns anos produzindo conteúdo sobre livros pro meu canal e separei algumas listas que vão te ajudar:


Esse foi o primeiro vídeo do canal e aqui eu separei os livros essenciais para quem está começando a estudar moda.


Aqui são os livros sobre têxteis, tem 5 livros pra você escolher de acordo com o seu momento de estudo e também de acordo com o quanto quer investir!



Na aula ao vivo também falei um pouco sobre outras fontes que você pode consultar além dos livros, como a plataforma de cursos Domestika, que tem uma seleção incrível de cursos com professores do mundo todo, ou melhor, os melhores professores de diferentes partes do mundo e que por um valor super acessível voce tem acesso há diversos tipos de temas e conhecimentos.


Também falei sobre como podemos estudar através de revistas antigas de moda e filmes, ou seja, uma forma de você estudar moda gratuitamente!


Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que ele seja útil para você. Bons estudos!


pos.png