DICA PARA CRIAR UMA COLEÇÃO DE MODA AUTORAL



Esses dias durante uma aula com a turma de mentoria de desenvolvimento de marca e coleção, eu mostrei um material do Ronaldo Fraga para a turma pois sempre utilizei a metodologia de criação dele em minhas aulas e também na minha carreira como designer de moda.


Ah, e para introduzir esse tema, eu preciso contar pra vocês toda minha história com o trabalho do Ronaldo Fraga, pois conheci ele quando ainda era estudante de moda. Na época eu tinha muita dificuldade com criação, tal qual como na moulage e por isso, a cada curso novo que surgia, eu logo me matriculava.


O trabalho do Ronaldo Fraga sempre teve destaque no cenário nacional e também internacional, ele sabe trabalhar a identidade da sua marca e trazer elementos até então pouco usados pelos estilistas brasileiros. O olhar dele como criador e a forma que ele interpreta os símbolos e transforma em roupas é digno de um verdadeiro artista. Porém essa metodologia e esse olhar, ele consegue transmitir de forma muito didática e dinâmica.


Era assim nas palestras que ele fazia e também no curso que fiz com ele, em 2006. Lembro que foi uma experiência transformadora, embora muito que aprendi na época, só passou a fazer sentido mais tarde, com uma certa maturidade.


O Ronaldo sempre vai partir do sketchbook para desenvolver sua coleção e esse caderno de esboços é como um guia, um verdadeiro livro de registros de toda a nova temática que inspirará as peças da nova coleção.


Essa forma de criar é excelente pois ao termos um espaço com todas as referências organizadas, e mais ainda, o desenvolvimento dessas ideias ao longo das semanas, isso auxilia com que a história da coleção tome forma.


Ao fazermos esse exercício também é possível mergulharmos mais na temática escolhida, pois ao contrário de um simples mood board, ali no caderno são colocados os esboços e rabiscos, frases soltas ou poemas e isso tudo inspira as formas, texturas, estampas e até o release final de uma coleção, ou ainda como o Ronaldo mostra em seus cadernos, esses elementos inspiram na construção da cenografia do desfile.


E como experimentei esse processo em minhas criações e posteriormente, pude aplicar esse método com os alunos, sempre indicava e apresentava esse material do Ronaldo em minhas aulas de criação na faculdade. As histórias que ele conta das suas criações e como as ideias surgiam sempre ajudavam os alunos a entenderem um pouco mais sobre o processo e também como aplicar as referências nas roupas.


O mágico do desenvolvimento de uma coleção é o misto entre arte e design. Arte porque envolve o processo criativo assim como o de um artista, ao transferir os elementos de inspiração e transformar isso em roupa, e design pois além da roupa existir, também existe todo um pensamento sobre a função daquela roupa, as questões de usabilidade e conforto e depois de como essa roupa será comercializada e comunicada.


Acredito fortemente que se você tem bloqueios criativos na hora de criar, é porque ainda não testou essa metodologia, porque se testar, tenho certeza que irá mudar seus conceitos e verá que o processo é simples e prazeroso e poderá aprender de forma fácil e simples no curso do Ronaldo que chama: Caderno de desenho de moda: encontre sua voz criativa, desenvolvido pelo Domestika, que é uma plataforma de cursos, onde é possível encontrar uma infinidade de cursos com um viés criativo.


Indiquei esse curso nos meus stories, no meu perfil @francyssaleh e foi incrível o retorno positivo dos seguidores e alunos elogiando o curso e a metodologia.


Nesse vídeo eu conto mais detalhes sobre o curso e também te mostro um pouco sobre as vantagens da plataforma da Domestika, pois se você é assim como eu e ama investir em cursos, essa é uma oportunidade incrível de fazer os melhores cursos na área da moda e design com um valor mega acessível!


Vou deixar aqui o link do curso do Ronaldo e em breve venho trazer mais reviews e indicações de cursos pra vocês!


Caderno de desenho de moda: encontre sua voz criativa - https://tinyurl.com/mr2hncbx



pos.png