E então gente, o que vocês acham? Ainda em 2021, vale a pena estudar moda?
Esse é um dos podcasts mais comentados na nossa área de alunos do curso Segredos da Moulage Francesa. Poderia dizer que essa é a “pergunta do milhão” !
Mas o que acontece é que infelizmente estamos vivenciando essa realidade não só na moda, já que hoje, pós o surto forte da pandemia muitas coisas mudaram e uma delas é a necessidade do ensino superior.
Bom e se você não me conhece, saiba que eu posso falar com propriedade pois já fui aluna em ambos: ensino presencial e ensino EAD.
Além disso durante 10 anos dei aulas presenciais em cursos de design de moda e também, durante o meu mestrado estudei sobre o ambiente de ensino EAD, e participei de eventos sobre a temática.
Então, para não ficar confuso aqui neste post eu vou levantar alguns questionamentos não só sobre os cursos de moda em si. Mas elencar e apontar as vantagens e desvantagens.
Sempre que começo esse assunto, gosto de explicar para quem é leigo no assunto, que estudar moda é completamente diferente de estudar administração ou direito por exemplo.
Não que os outros cursos não mereçam comprometimento e horas a fio de estudo e dedicação. Mas você, assim como eu deve conhecer pessoas que fizeram o curso de administração apenas pelo diploma, foi um aluno relapso, mas depois foi contratado por uma empresa e hoje tem uma carreira.
No direito, a mesma coisa... Mas na moda... aí já é diferente.
Na moda não basta sentar na cadeira, fazer o curso e se candidatar para uma vaga.
Inclusive eu comparo muito moda e administração por exemplo (pois fiz algumas matérias do curso). Na moda, além da mensalidade ser um pouco maior, o aluno precisa desembolsar uma quantia considerável em materiais:
Materiais de desenho
Materiais de modelagem
Materiais para costura
Eu lembro que no curso de administração o único investimento na época era uma calculadora HP.
Mas enfim, além disso tem os eventos, desfiles... modelos...
Bom, mas o ponto maior que preciso reforçar aqui e que sempre falo para quem me procura é o quanto você está disposto ou disposta a se dedicar pelo estudo e pela profissão?
É um curso que não pode ser feito de qualquer forma. Se é seu sonho estudar moda e trabalhar na área você precisa se dedicar a cada disciplina.
Não apenas se dedicar no curso, mas também fora. Inclusive, um dos meus grandes diferenciais enquanto atuava na área, era o fato de ter feito inúmeros cursos paralelos.
Eu não ficava apenas com o conteúdo que me era passado pelos professores.
No curso de moda você verá pinceladas de todas as áreas, o que é ótimo para você conhecer o universo da moda e todas as possibilidades de atuação, porém caso você deseje se especializar em alguma área, deverá fazer por conta própria e não deve esperar isso da faculdade, tenha isto sempre em mente.
Eu sempre uso como exemplo a minha própria atuação como professora universitária: era impossível eu trabalhar todo o conteúdo de moulage que trabalho no meu curso online dentro da carga horária da faculdade.
Um outro ponto é o fato de nós professores, precisarmos ser polivalentes, ou seja, minha formação e aptidão são para a área da moulage e criação, porém algumas vezes precisei lecionar disciplinas que não gostava e não tinha habilidades suficientes como desenho por exemplo.
Então gente, resumindo, a ideia aqui neste post não é dizer se sim vale a pena ou não. A ideia aqui é fazer você refletir. Pegue um papel e caneta e anote, faça uma lista com suas ambições, seus sonhos e quais as vantagens e desvantagens ao seu ver, com base no seu ritmo de vida e sua disponibilidade para se jogar neste mundo.
Eu não me arrependo jamais de todo o caminho que trilhei, faria tudo novamente, mas saibam que em alguns momentos precisei me superar, dar mais de 100%. Abri mão de momentos com a família, amigos... abri mão de cuidar de mim e de minha saude. Paguei o preço que precisava, porém como disse, não me arrependo. Você precisa refletir e dosar, se estará disposta ou disposto também!
Comments