FACULDADE DE MODA, AINDA VALE A PENA?



E então gente, o que vocês acham? Ainda em 2021, vale a pena estudar moda?


Esse é um dos podcasts mais comentados na nossa área de alunos do curso Segredos da Moulage Francesa. Poderia dizer que essa é a “pergunta do milhão” !


Mas o que acontece é que infelizmente estamos vivenciando essa realidade não só na moda, já que hoje, pós o surto forte da pandemia muitas coisas mudaram e uma delas é a necessidade do ensino superior.


Bom e se você não me conhece, saiba que eu posso falar com propriedade pois já fui aluna em ambos: ensino presencial e ensino EAD.


Além disso durante 10 anos dei aulas presenciais em cursos de design de moda e também, durante o meu mestrado estudei sobre o ambiente de ensino EAD, e participei de eventos sobre a temática.


Então, para não ficar confuso aqui neste post eu vou levantar alguns questionamentos não só sobre os cursos de moda em si. Mas elencar e apontar as vantagens e desvantagens.


Sempre que começo esse assunto, gosto de explicar para quem é leigo no assunto, que estudar moda é completamente diferente de estudar administração ou direito por exemplo.


Não que os outros cursos não mereçam comprometimento e horas a fio de estudo e dedicação. Mas você, assim como eu deve conhecer pessoas que fizeram o curso de administração apenas pelo diploma, foi um aluno relapso, mas depois foi contratado por uma empresa e hoje tem uma carreira.


No direito, a mesma coisa... Mas na moda... aí já é diferente.


Na moda não basta sentar na cadeira, fazer o curso e se candidatar para uma vaga.

Inclusive eu comparo muito moda e administração por exemplo (pois fiz algumas matérias do curso). Na moda, além da mensalidade ser um pouco maior, o aluno precisa desembolsar uma quantia considerável em materiais:

  • Materiais de desenho

  • Materiais de modelagem

  • Materiais para costura