FEIRAS DE MODA, ENTENDA PORQUE VOCÊ DEVE VISITAR



No final do mês de janeiro e em fevereiro, mostrei pra vocês algumas feiras de moda, lá no meu perfil do Instagram.


E quando abri caixinha de perguntas, para entender como poderia abordar esse assunto da melhor forma, entendi que pouco fala-se sobre esse tema, seja nas redes sociais ou ainda nos cursos de moda.


Visitas a feiras são extremamente importantes para quem trabalha ou pensa em trabalhar na área, ou ainda, caso você já trabalha e imagina que este tipo de evento é exclusivo para grandes empresas, saiba que está enganada ou enganado!


Por sorte eu desenvolvi esse hábito ainda quando estudante, e acho que essa paixão veio por parte do meu pai, que sempre voltava de alguma feira cheio de ideias e inspirações. Desde então eu sempre entendi o poder de frequentar esse tipo de evento.


Junto a isso, em uma feira pode-se fazer uma série de contatos, algo que é importante para você, caso seja um estudante de moda ou um pequeno fabricante.


Nesses eventos concentram-se grande parte da indústria, tais como vendedores de máquinas, aviamentos, tecidos, softwares, além de ser um ótimo ambiente para estar por dentro do que acontece dentro do setor, tais como as inovações.


Como disse, desenvolvi o hábito de visitar feiras ainda quando estudante e aproveitei muito, lembro que fazia contatos bem importantes além de mencionar no meu currículo essas experiências, pois saiba que são poucos os estudantes e designers que se dedicam a esse tipo de evento, então quando o profissional apresenta essa “diferenciação”, este detalhe passa a ser visto como uma vantagem competitiva.

Este ano por exemplo, visitei a Fenin, Inspira Mais, que aconteceram aqui no Brasil e a Première Vision, em Paris, e andando pelos corredores, percebi o quanto podemos explorar ao fazer uma visita, a quantidade de conteúdo que podemos absorver e os contatos incríveis que só temos acesso a esse tipo de evento, já que os profissionais estão receptivos para negócios e eventuais parcerias.

Ah, e ainda, caso você ainda não trabalhe com moda, saiba que visitar uma feira de é a melhor forma de conhecer o mercado e o nicho que pretende atuar.


E caso a sua desculpa para não visitar uma feira é o custo, saiba que muitas feiras importantes aqui no Brasil são gratuitas, ou ainda, já tive experiência em feiras no exterior onde o último dia era gratuito para jovens designers.


<