top of page

LIVROS DE MODA: CLUBE DO LIVRO E GRUPO DE ESTUDOS



Quero compartilhar contigo as novidades que já estão acontecendo agora 2023, que já começou com tudo por aqui!


Na semana passada durante uma aula ao vivo, comentei sobre uma ideia de fazer um clube do livro. Os participantes super apoiaram e rapidinho organizei tudo e lancei a ideia no Instagram! Já temos um grupo formado, uma lista de livros e datas de encontros programadas até julho!


E por mais que a ideia tenha surgido de repente, saiba que o clube do livro é um sonho antigo, afinal o que me motivou a trabalhar na internet foi a vontade de compartilhar o meu amor pelo estudo e pelos livros de moda. E claro que sempre quis ter um espaço de troca e comprometimento com a leitura, um espaço onde estaremos durante um tempo comprometidos com a nossa meta de leitura e também em contribuir com o grupo.


Antes de te contar os detalhes do grupo, queria compartilhar a minha história com a leitura, vamos lá (pega a pipoca!):


Voltaremos alguns anos, 2002 e 2003 para ser mais específica. Eu estava no segundo ano do Ensino Médio e estudava em escola pública. Já sabia que estudaria moda, meu pai tinha me dado essa ideia e eu achei que seria uma ótima oportunidade para sair da cidade pequena em que morava.

Como eu estudava em escola pública não tinha muitos professores exigentes. Os que mais exigiam eram poucos e podia-se ver que eram os que mais amavam seu ofício. Por sorte uma delas era a professora Rosimeire Simões de Lima, ela ensinava inglês e literatura e colocava rígidas obrigações de leitura. Ainda bem!

Então ali começou meu amor pelos livros, comecei a ler Machado de Assis, Jorge Amado, Cecília Meireles. Era sócia da biblioteca municipal e da biblioteca da escola.

Mais tarde comecei a preparação para o vestibular. Na época meus pais não tinham condições de pagar pelo cursinho pré vestibular e eu comecei os estudos em casa e por conta.

Como eu sabia que no vestibular as matérias que mais pontuavam, acabei focando nelas. Li todos os livros da lista.

Então entrei no curso de moda. Outra cidade, outra realidade completamente diferente da minha. As faculdades de moda tem o estereótipo de serem frequentadas por "patricinhas" e nos anos 2000 essa era a realidade, até porque o valor da mensalidade era alto. Era algo que ficava só atrás do curso de medicina.

Estudava em uma turma onde os papéis variavam de coleções de bolsas Victor Hugo a viagens para praia, exterior ou o primeiro carro, afinal estávamos na faixa dos 18 anos. Meninas que tiveram acesso a boas escolas, viagens e cultura. Eu me achava intelectualmente e culturalmente inferior naquele cenário e não tinha outra escolha, precisava fazer algo. Pra você ter ideia, eu não sabia nomes de estilistas, nunca tinha folheado uma Vogue… eu não sabia absolutamente nada.

Passei a devorar os livros de moda. Tínhamos uma biblioteca maravilhosa, e depois das aulas eu ficava lá, até o horário do campus fechar. Já era íntima da Dona Maria, a bibliotecária da época.

Depois a situação financeira da minha família foi melhorando e pude começar a minha coleção de livros. Lembro de uma vez ligar pro meu pai para pedir determinado livro.

E então a paixão pela moda e pelos livros foi crescendo, assim como a minha coleção. Cada vez mais apaixonada por esse universo, arrumei uma ótima desculpa para comprar mais livros: virei professora!

Com a rotina de professora vivia em volta aos livros, pois precisava de embasamento para minhas aulas. Depois comecei o mestrado e não foi diferente.

E desde então já se passaram quase 20 anos e até aqui uma prateleira com 500 livros só de moda.

Te contei esse fato da minha vida pra você entender o poder transformador dos livros. A leitura é uma das formas mais rápidas de conquistar o conhecimento que você deseja. Aproveite!


LIVROS DE MODA: CLUBE DO LIVRO & GRUPO DE ESTUDOS - O QUE É?

Um clube do livro ou também chamado de clube de leitura, é um clube social onde pessoas normalmente se encontram para discutir sobre um livro que acabaram de ler, expressando suas opiniões, críticas, etc. Comumente, membros de clubes do livro encontram-se em suas casas, em livrarias, pubs, cafés ou online como será o nosso caso.


QUEM PODE PARTICIPAR?


O clube não tem pré requisitos, para participar você deverá estar disposto ou disposto a ler os livros, ou

seja, se você tem o desejo de conhecer mais sobre moda e ampliar o seu repertório, está no lugar certo!


COMO VAI FUNCIONAR?


Seguindo o modelo de um clube do livro tradicional, no nosso clube teremos um livro para ler por mês. Começaremos os nossos encontros online em março, sempre na quarta-feira da primeira semana, pontualmente às 20:30h.

Os links de acesso às aulas ao vivo e ao grupo do telegram estão disponíveis dentro da plataforma Hotmart. Além dos materiais como livros escolhidos para o programa em formato pdf e ficha de leitura.


QUAIS OS OBJETIVOS E VANTAGENS?


O objetivo principal é promover o estudo e conhecimento da Cultura de Moda. Consequentemente, ao participar de um clube do livro, o participante desenvolverá o hábito da leitura. Uma vantagem é estar em um grupo onde os participantes têm a moda como interesse em comum, colaborando para o debate sobre o livro estudado. Além disso você:

  • Terá estímulo constante à leitura

  • Terá com quem conversar sobre o que leu

  • Poderá trocar experiências com os demais

  • Irá fazer novas amizades e networking com pessoas que também atuam na moda

  • Sairá da zona de conforto literária

  • Conhecerá novas obras e autores

COMO FAÇO PARA TER ACESSO AOS LIVROS


Os livros selecionados para o clube estão esgotados há bastante tempo, porém são livros considerados clássicos no Brasil e usados há muito tempo pelas instituições de ensino. Esses livros serviram como base para os livros mais recentes. Por esse motivo, eles serão disponibilizados em pdf gratuitamente entre os participantes. Estão disponíveis para download dentro da plataforma do Hotmart e poderão ser lidos no formato pdf em dispositivos como iPad, tablets, telefones ou Kindle. Caso prefira o material impresso, poderá imprimir em casa ou levar em uma gráfica.


CONSIGO TER ACESSO AO LIVRO FÍSICO?


Consegue em sebos online ou físicos. Caso você prefira essa opção, recomendo que encomende o quanto antes pois existem poucas edições disponíveis no mercado.

Caso você fale outra língua, poderá encontrar os títulos em inglês, francês e espanhol.

COMO FAÇO PARA ENTRAR NO GRUPO?


Neste link você poderá fazer a sua inscrição. O link te dará acesso a plataforma do Hotmart onde estarão disponíveis todas as informações e materiais que você precisará para fazer parte.

No módulo de Boas-vindas você terá acesso ao calendário com a ordem dos livros e também o link de cada encontro.

COMO ACONTECERÃO OS ENCONTROS AO VIVO?


Acontecerá por meio da plataforma Google Meeting, que é similar ao Zoom ou Skype. Nos encontros todos os participantes estarão com suas câmeras ligadas e também microfone. Por esse motivo, é importante que você esteja em um local silencioso e iluminado durante as aulas. O ideal é utilizar um fone, para facilitar a nossa comunicação.


QUAIS OS LIVROS SELECIONADOS E QUAL A IMPORTÂNCIA DE CADA UM DELES?


Para a curadoria dos livros levei em consideração o tema Cultura de moda, ou seja, o que é a moda, por que ela acontece e quem a faz. Moda é um movimento que vai além da roupa, já que é um reflexo do comportamento humano e muda conforme as épocas. Ela é testemunha dos tempos e da evolução da sociedade. Com o conhecimento obtido através dos livros selecionados, você será capaz de conhecer a história da moda e sua relevância nos dias atuais. Conhecerá seu contexto, influência e papel de acordo com cada momento da história.


LIVROS SELECIONADOS


LIVRO 01: A MODA - ERIKA PALOMINO

Descrição: 'A moda' apresenta o universo da alta-costura, do prêt-à-porter e do streetwear, explicando o funcionamento das engrenagens do chamado Planeta Fashion - Paris, Milão, Londres e Nova York. O livro analisa a cadeia têxtil e o ponto de partida das tendências e esclarece os principais conceitos e correntes no estudo da moda. A obra inclui um histórico sobre a moda brasileira e serve como paradidático para os cursos de Moda.


Porque escolhi: Este foi um dos primeiros livros que li sobre moda. Ganhei de um colega de curso, na faculdade. A professora havia sorteado entre os alunos e esse colega em questão já tinha me presenteado. É um livro de poucas páginas porém de muito conteúdo. Erika Palomino foi uma jornalista influente nos anos 1990 e 2000 e neste livro ela explica de forma rápida e didática o que de fato é a moda.

É um livro introdutório sobre o assunto, fará com que você entenda sobre esse universo e aguce a sua curiosidade para continuar explorando os livros que virão. Além disso, o fato de conter poucas páginas vai dar a sensação de meta cumprida, especialmente entre aqueles que não têm o hábito da leitura. Se não for esse o seu caso, aproveite e "devore" em poucas horas e logo, passe para o livro complementar.



LIVRO 02: ISMOS PARA ENTENDER A MODA - MAIRI MACKENZIE


Descrição: Seja como fenômeno cultural, seja como negócio altamente lucrativo, a moda sempre foi um espelho da sociedade, refletindo as dinâmicas sociais, econômicas e políticas de cada época. A autora Mairi Mackenzie debruça-se sobre esse espelho em transformação para revelar uma moda que não se limita ao mundo da alta-costura. Seu objeto de estudo é a moda integrada à construção e à comunicação de identidades sociais – a moda que ajuda a delinear classe, sexualidade, idade, etnia e preferências culturais do usuário. O livro reúne as tendências de design e os movimentos que moldaram a evolução do traje desde o século XVII, período a partir do qual se pode contar com documentação histórica confiável. De modo conciso, identifica o contexto, as características, as obras e os significados mais importantes de cada estilo. Esses ismos da moda estão classificados em ordem cronológica, ainda que, com frequência, alguns tenham ocorrido simultaneamente. A autora traça influências e conexões dos grandes criadores da moda moderna, como Paul Poiret, Coco Chanel e Christian Dior, com destaques do design contemporâneo como John Galliano e Marc Jacobs. Ao mesmo tempo, não deixa de lado nomes de personagens históricos e de celebridades que tiveram e têm papel fundamental ao consolidar e ditar estilos – da imperatriz Maria Antonieta a lady Diana Spencer, de Sarah Bernhardt a Sarah Jessica Parker.


Porque escolhi: Depois dessa descrição que acompanha o livro é desnecessário dizer o motivo. Esse livro é único ao reunir e organizar todos os movimentos importantes para a moda. Ele engloba o conhecimento de grandes volumes!



LIVRO 03: SOCIOLOGIA DAS TENDÊNCIAS - GUILLEUME ERNER


Descrição: Este livro é uma introdução ao mundo das tendências sob o enfoque sociológico. Com estilo desenvolto e grande interesse na divulgação do conhecimento, Guillaume Erner traz um relato perspicaz e divertido sobre como indivíduos extremamente diferentes entre si se descobrem com as mesmas vontades ao mesmo tempo. Sociologia das tendências explora a história recente desse fenômeno e apresenta os principais enfoques teóricos que se debruçaram sobre a investigação das modas. Além disso, examina os mecanismos de propagação das tendências – desde a imitação até às redes de influência –, o papel do indivíduo nessas convergências do gosto coletivo e, por fim, as questões centrais que afetam a previsão e o uso das tendências, como a propagação dirigida, o papel das agências de estilo ou o espaço reservado à criatividade. Trata-se, portanto, de uma introdução amena e acessível ao tema, cheia de anedotas e exemplos, especialmente dirigida a todos os professionais ou estudantes que, de uma maneira ou de outra, estão ligados à criação, à difusão e ao consumo: desenhistas, diretores de arte, estilistas, coolhunters, publicitários, diretores de marketing, jornalistas, críticos, analistas, sociólogos… Um público amplo, que aqui encontrará muitas das respostas que procuram para explicar esse fenômeno coletivo tão vasto e tão pouco estudado.


Porque escolhi: Agora que você já conhece o panorama da moda, os estilistas, estilos e movimentos, chegou a hora de entender o mecanismo por trás das tendências. Esse tema é denso, porém esse livro é de uma leitura de fácil assimilação.



LIVRO 04: OS ESTILISTAS DE MODA MAIS INFLUENTES DO MUNDO - NOEL PALOMO-LOVINSKI


Descrição: Este livro com linguagem simples e objetiva apresenta capítulos temáticos em que cada seção expõe um grupo de estilistas com abordagens semelhantes em estilo ou design para auxiliar na compreensão do complexo equilíbrio que constitui a indústria da moda. Os estilistas foram escolhidos por suas constantes e criativas contribuições e inovações. Leitura imperdível para estudantes e professores de moda!


Porque escolhi: Neste livro conheceremos os estilistas mais importantes no cenário mundial da moda. Estudaremos sua trajetória e sua importância dentro do contexto histórico em que fizeram sucesso.



LIVRO 05: QUANDO A MODA É GENIAL - MARNIE FOGG


Descrição: Por que alguns modelos se sobressaem em meio a tantos outros? Por que algumas criações causam muito mais impacto do que outras? Quando a moda é genial apresenta uma seleção de oitenta extraordinárias criações de moda que contam do início do século XX até os dias de hoje. A especialista em moda Marnie Fogg nos revela as características de roupas consideradas icônicas e de influência: desde aquelas que incorporam outras culturas, tais como o exótico robe de style de Lanvin, até o uso de uma peça íntima como uma roupa casual, como exemplificado pelo vestido sutiã cônico de Jean Paul Gaultier; da silhueta transformante do New Look de Dior, até o suéter em renda de Rei Kawakubo para a Commes des Garçons.


Porque escolhi: Além de ser ricamente ilustrado, este livro reúne as criações que são importantes no contexto histórico da moda. Além disso, Marnie Fogg é autora de outros livros importantes neste segmento, ou seja, ela tem um vasto conhecimento e reuniu neste livro o que é relevante de ser estudado. O livro é uma delícia de folhear, organizado e didático. Ótimo para fechar com chave de ouro, pois chegando aqui você já conhece os nomes citados e seu papel na moda.



POR QUE O NOME "LIVROS DE MODA"

Na busca de um nome criativo para o grupo, não encontrei nada que me agradasse. Livros de moda era o perfil que eu usava no instagram como suporte do canal, que nasceu com o intuito de divulgar e falar sobre os livros. O canal nasceu em 2016 e foi lá que muitos de vocês, alunos e seguidores me conheceram. Então achei justo voltar às origens e usar esse nome para batizar o clube. Afinal, nosso foco são os livros de moda, não é?


POR ONDE DEVO COMEÇAR? Espero que você tenha lido essas instruções, agora é o momento de baixar o livro. Aconselho que leia sem pretensão. Apenas leia! No começo todos os termos e nomes soam estranhos e sem sentido. Foi assim comigo quando li esse livro pela primeira vez. "Socorro, por que tantos termos em inglês?"... "Chanel não é nome de perfume ou de corte de cabelo?". E ainda lembro como se fosse hoje a sensação de não saber nada e de pensar se um dia conseguiria aprender todos aqueles nomes e histórias. E pra que tudo aquilo? Eram muitas dúvidas para a Francys de 18 anos. O livro é pequeno, então recomendo que leia de uma vez só e depois volte e pesquise termos e nomes. Era assim que eu fazia, pois como eu disse, me sentia atrasada, tinha vergonha de perguntar, na época existia o buscador "CADÊ ". Então a cada dúvida que eu julgava "tosca", pesquisava e descobria o que era. Ainda hoje faço isso, e confesso que tenho vergonha de mostrar o meu histórico, porque coloco todo o tipo de palavras no Google!


E A FICHA DE LEITURA, QUANDO DEVO PREENCHER? A ficha ainda não está pronta. Assim como você, eu vou ler os livros. Começarei em breve a leitura e com os insights que terei, montarei a ficha e avisarei vocês. Ela estará disponível aqui para download em pdf. Você poderá imprimir ou separar um caderno para suas anotações. Você escolhe! Eu particularmente gosto de fazer resumos dos livros que leio em arquivos no Google Drive.


QUERO FAZER PARTE, O QUE DEVO FAZER?

Para fazer parte do grupo você fazer sua inscrição neste link.


BOA LEITURA!

Comentarios


pos.png
    bottom of page