Atualmente no mundo da moda um dos maiores diferenciais é sem dúvidas a moda autoral, já que esse movimento representa uma abordagem mais pessoal e única para a criação de roupas, muitas vezes contrastando com a produção em massa e a padronização.
Seja você designer de moda ou uma marca, saiba que trabalhar deste modo permite que você expresse sua individualidade, visão de mundo e criatividade através de suas criações. Isso resulta em peças únicas e distintas.
Normalmente designers autorais buscam inovações e experimentações, criando estilos e técnicas que podem desafiar as convenções tradicionais da moda. Isso contribui para a originalidade nessa indústria, pois como sabemos é um mercado saturado, repleto de cópias e peças descartáveis.
E neste contexto muitas marcas autorais valorizam a produção artesanal, promovendo técnicas tradicionais e artesanais. Esse foco na qualidade e na singularidade muitas vezes eleva o valor percebido das peças, além de fazerem uso de práticas mais sustentáveis, com um foco em produção local, materiais éticos e processos de fabricação que minimizam o impacto ambiental.
Um outro benefício é que a moda autoral muitas vezes cria uma conexão mais direta entre o designer e o consumidor.
Os consumidores muitas vezes buscam produtos únicos e desejam conhecer a história por trás das peças qu adquirem. Ao contrário da moda de massa, que frequentemente segue tendências sazonais, a moda autoral segue uma linha atemporal. As peças são criadas para transcender modismos e ter uma vida mais longa no guarda-roupa do consumidor.
Para marcas autorais, a criação de uma identidade forte é crucial. Isso pode envolver a incorporação de valores pessoais, filosofias de design específicas e narrativas envolventes. Os consumidores muitas vezes apreciam a narrativa por trás da criação, valorizando o processo criativo envolvido na produção de cada peça.
E neste contexto entra a moulage, já que ela é uma técnica que permite que você trabalhe seus moldes de forma única.
O processo de desenvolvimento da modelagem através da moulage pode ser feita de várias formas, tanto industrial quanto em um formato artesanal. E em uma visão artesanal e criativa, permite que você explore ao máximo as técnicas e transforme o que seria uma simples peça em uma modelagem inteligente, com detalhes interessantes e criativos, como, por exemplo, a exploração de recortes, pences, pregas e volumes.
A moulage pode ser usada já no processo criativo da coleção, ou seja, ao invés de você desenvolver os esboços no papel, pode ir diretamente para o manequim e explorar os caimentos dos tecidos. Chamamos essa técnica de moulage criativa.
Outra opção de criar usando a moulage seria pegar uma modelagem básica e fazer as variações da base no manequim, explorando recortes e pences.
Eu sempre tive dificuldade em expressar minhas ideias no papel, o meu desenho de moda não é bom e isso me travava quando eu era estudante de moda e ao descobrir a moulage descobri uma forma única de criar e explorar meu potencial criativo, tanto é que passei a usar o mesmo método para criar acessórios como sapatos e bolsas.
Se você é designer ou tem uma marca autoral te convido a conhecer mais sobre o meu trabalho com a moulage francesa no blog www.moulagefrancesa.com. Te espero lá!