top of page

NEWSLETTER PARA QUEM ESTUDA E AMA MODA



A ideia de criar uma newsletter é bem antiga pois como usuária de diversas plataformas desde ICQ e mIRC nos anos 1990, passando por Orkut nos anos 2000, o fenômeno dos blogs nos anos 2010 e agora a ascensão e declínio das redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok é natural que eu pense em algo menos efêmero para manter o contato com alunos e seguidores. 


Outro motivo que faz com que eu deseje manter uma newsletter é o fato de precisar me ausentar das redes sociais de tempos em tempos, mas ao retornar saber que minha base de seguidores continua segura e quando for compartilhar não serei afetada pelos algoritmos.


Bom, mas antes de te falar como será a minha newsletter deixa eu te explicar o conceito: 


O QUE É UMA NEWSLETTER?


Uma newsletter é uma publicação periódica enviada por e-mail para a lista dos meus assinantes que estão interessados em receber informações específicas sobre um determinado tópico. Geralmente, as newsletters são usadas por empresas, organizações, indivíduos, ou mesmo por veículos de mídia, para compartilhar notícias, atualizações, conteúdo exclusivo, promoções, ou qualquer outro tipo de informação relevante com sua audiência.


E neste caso pretendo compartilhar conteúdos diversos, desde os vídeos do meu canal, até dicas de livros, artigos interessantes que li e que gostaria de compartilhar. Porém para esse material ficar ainda mais interessante farei ele com uma temática específica, ou seja, cada mês terá um tema que norteará os conteúdos que apresentarei.


Como criadora de conteúdo para rede social, eu sei bem o que o algoritmo prioriza certos tipos de conteúdos, considerados de fácil assimilação em detrimento de conteúdos mais educativos. 

Honestamente eu não acho que alguém aprenda através de redes sociais, isso é uma grande ilusão. Podemos sim consumir um conteúdo do nosso interesse, alguma curiosidade, mas estudar a fundo um tema é algo impossível através de uma rede seja ela qual for. 


Sendo assim o intuito nesta newsletter é compartilhar estudos que foram bem embasados dentro da área da moda. 

Essa área que infelizmente é pouco respeitada justamente pela falta de conteúdos sérios, ou melhor, a falta de conhecimentos sobre tais conteúdos, porque eles existem e para isso eu farei uma curadoria especial.


CONTEÚDOS COM CURADORIA?


E se você não conhece o conceito de curadoria, vou te explicar: A curadoria de conteúdos é o processo de seleção, organização e apresentação de informações, geralmente em um determinado tema ou área de interesse, com o objetivo de oferecer ao público-alvo um conjunto de materiais relevantes e significativos. 


O curador de conteúdos atua como um especialista que pesquisa, ou seja, eu farei um filtro e organizarei informações de diversas fontes, apresentando de forma coesa e valiosa para vocês.


Com o aumento do volume de informações disponíveis online é natural ficarmos perdidos, então essa curadoria desempenha um papel fundamental na facilitação do acesso a conteúdos validados e importantes, economizando tempo além de oferecer uma experiência mais rica para quem assina. 


Eu sempre cito um exemplo que aconteceu logo quando comecei a dar aula em 2010, onde pedia uma espécie de pesquisa dos alunos assim que começava o ano letivo. A aula era de moulage e o intuito da pesquisa era fazer com que eles lessem e entendessem os fundamentos e importância da técnica. Na época (embora hoje não seja muito diferente) como não tinha muitos livros disponíveis e também não tinha conteúdos sérios na internet, todos literalmente faziam um copia e cola de um blog qualquer, onde as informações eram desconexas. E como eles não tinham conhecimentos prévios, achavam que o que estava escrito em um blog aleatório era verdade. Infelizmente ainda presenciamos isso em 2024 e por esse motivo é fundamental que você entenda o que é um bom conteúdo.


E COMO VAI FUNCIONAR?


A newsletter será mensal e gratuita e começaremos hoje, dia 31 de janeiro. Terei sempre um tema central como inspiração para a seleção dos materiais. Você recebe no seu e-mail e para fazer parte basta se cadastrar aqui. Espero ver seu nome na lista!




Comments


pos.png
    bottom of page