O QUE NÃO ENSINAM NA FACULDADE DE MODA


Eu criei um hábito recente que é baixar amostras no Kindle e todas as noites, antes de dormir, leio algumas delas e se o livro me prender de alguma forma eu acabo adquirindo.


O tema que estudei recentemente foi o minimalismo, pois estava fazendo uma limpeza pesada aqui em casa e desapegando de muitas coisas que havia acumulado ao longo de 20 anos. Então baixei inúmeros títulos, lia as amostras, aprendia conceitos novos e então decidia qual livro comprar.


Acabada a fase minimalista, pois internalizei muitos conceitos e limpei a casa, passei para outros temas de estudos e acabei encontrando meio que por acaso um livro cujo título é: "What They Didn’t Teach You In Fashion School."


Ele é um livro de moda e quem me acompanha sabe que eu só compro livros de moda na versão digital quando já tenho o livro físico em mãos, mas lendo a introdução e a amostra do livro, impossível não querer ter ele em todas as suas versões.


O autor fala sobre as coisas que acredito e que há muito tempo falava para meus alunos e falo hoje em dia nas redes e também para meus mentorados.


Antes de avançar no assunto, quero deixar bem claro que a "culpa" não é da faculdade e tampouco dos professores, inclusive eu, enquanto professora universitária, estimulava os alunos a buscarem sempre mais e principalmente fora da faculdade, a não esperar tudo de mão beijada de um professor e procurar ser o mais interdisciplinar possível, ou seja, entender sobre mercado, finanças, e obviamente toda a parte técnica da moda.


Porém por mais que eu soubesse sobre a importância e debatesse sobre o assunto com colegas e profissionais, eu nunca havia encontrado um material que mapeasse tudo que era importante saber e entender para ter sucesso na moda, eis que esse livro traz esse conteúdo e de forma muito didática, porém com um pequeno problema: o livro não tem tradução.


Pois bem, quero trabalhar alguns conceitos do autor aqui no blog com vocês e também falar sobre isso nas minhas redes sociais, pois como disse, é algo que acredito e por ter vivenciado a realidade de uma estudante de moda, profissional e agora professora, me sinto no dever de compartilhar essas vivências e perrengues para que você saiba o que te espera lá na frente e sabendo disso, ter a oportunidade de se organizar e se preparar psicologicamente.


"What They Didn’t Teach You In Fashion School, ou " O que eles não te ensinaram na escola de moda" fala sobre as habilidades, estratégias e principalmente a mentalidade, ou seja, itens necessários para gerenciar a criação e o posicionamento de produtos, serviços e ideias, o autor ensina a cultivar e manter um fluxo consistente de criatividade; fala sobre a importância de continuar a desenvolver-se profissionalmente; construir uma rede de apoio; abordar os fundamentos do negócio, negociar com a indústria, implementar planos estratégicos de marca e comunicação para criar experiências de usuário e iniciar uma cultura de inovação.


Se você quiser conhecer o livro, ele está disponível na Amazon