O QUE PRECISA PARA SER PROFESSORA DE MODA



Esses dias estava conversando com uma aluna da mentoria de moulage que me contou sobre sua paixão pela modelagem e sua vontade de atuar como professora de moda e fiquei pensando em como poderia orientá-la nesse processo, pois na parte da moulage e modelagem plana, ela era excelente, já tinha uma vivência muito boa como modelista em uma grande empresa e entendia muito da parte técnica.


Na parte da didática para ela também não existe nenhum empecilho, pois hoje atua como professora, porém em outra área. Precisa de muito pouco para ela fazer uma transição de carreira e concorrer a uma vaga como professora universitária.


"Mas então, o que é preciso Francys", você pode estar se perguntando.


Neste caso é necessário uma formação em moda. É necessário que o professor seja formado em um curso de moda e tenha passado por todas as disciplinas básicas de um curso. Saiba sobre história, sociologia, cultura de moda, bem como a parte técnica também, que é costura, modelagem, criação de fichas técnicas, etc.


Após, é necessário um curso de pós graduação e aqui nem sempre exigem cursos de moda, já que pós graduação em moda é um curso relativamente novo no Brasil. Então a pontuação nesse quesito não varia muito, caso o professor venha a ter pós em administração ou marketing por exemplo.


Já o mestrado também costuma ser opcional, pois existem instituições que não exigem, obviamente que se você tiver um mestrado terá uma vantagem no processo seletivo, porém já presenciei casos em que ele não era tão necessário.

E aqui também, não existe uma obrigação por parte dos cursos de moda.


Há uns dias atrás havia escrito um post com algumas dicas para quem quer trabalhar como professora de moda, porém no post contei mais sobre minha experiência pessoal e o que eu julgava importante para ser um bom professor, mas faltou essa parte da formação necessária que descrevi no post.


Gostou deste conteúdo? Espero que ele tenha te ajudado! Um beijo e até o próximo post!



pos.png