PINTEREST: COMO APROVEITAR NOS SEUS ESTUDOS



O Pinterest é uma rede social que vem se provando ao longo do tempo. Ela surgiu em 2010 e continua firme forte até hoje, diferente de outras redes que precisam ficar se reiventando todo o tempo.


O Pinterest continua essencialmente tal qual como surgiu: ele é uma rede social de compartilhamento de fotos, semelhante a um quadro de inspirações, onde nós usuários podemos compartilhar e organizar imagens temáticas diferentes da forma como quisermos, ou seja, os famosos mood boards.


Eu utilizo há muito tempo, pois esse formato de organização de imagens sempre me ajudou enquanto professora.


Eu separava minhas pastas por disciplinas e compartilhava as inspirações com os alunos. Inclusive minha pasta do semestre já era compartilhada na ementa que distribuia logo no início de cada semestre, junto com o link do google drive, tudo sempre muito organizado.


Lá eles podiam ver as referências que eu separava e que auxiliariam seus estudos.


Além disso eu também organizava as fotos que usava para fazer os meus slides. Era um processo muito gostoso procurar as imagens, catalogar por temas e tipos.


Nessa época a rede social tinha apenas fotos, já hoje em dia é possível visualizar e organizar vários tipos de mídias como vídeos por exemplo.


Então com essa quantidade de formatos de mídias, juntando o fato de você conseguir pinar conteúdos de sites para dentro da plataforma do Pinterest, facilita na hora de criar suas pastas por interesses e é aí que a rede se mostra excelente para você agrupar seus interesses e estudos.



Olha só algumas das minhas pastas: Sempre organizo por temas específicos e tenho o hábito de renomear cada pasta com letra maiúscula, pois acredito que assim a visualização é mais fácil!


Além disso eu separo vários temas, ou seja, dentro da modelagem ou moulage eu crio sub temas: Detalhes de Modelagem, Detalhes de acabamentos, Detalhes com babados e por aí vai. Assim sempre que eu preciso espiar a pasta com as referencias que selecionei, consigo fazer a análise de forma eficiente e não fico me distraindo ou perdendo o foco, o que é super normal no pinterest, já que tem tanta coisa linda por lá!



Aqui as imagens de Ateliers de Alta Costura ou de Alfaiates. Eu adoro essas imagens inspiradoras, então tenho uma pasta especial só para fotos nesse estilo.


Essa pasta é minha outra paixão e nela já tenho mais de 400 imagens. Aqui agrupo detalhes diferentes de modelagens e só te digo uma coisa: queria eu ter tido acesso a tudo isso quando era estudante de moda ou designer nas empresas em que trabalhei. Eu já tinha o hábito de salvar e fazer essas referências de forma organizada, porém de outra forma. Era mais trabalhoso para salvar e depois para visualizar, e na época precisava de espaço no computador, pen drives ou disquetes... é gente, eu sou de uma geração que passou trabalho aqui na internet!


Uma outra pasta que queria compartilhar aqui com vocês é essa de acabamentos especiais. Então sabe aqueles momentos em que estamos criando algo novo e na hora de colocar no papel ou ficha técnica falta inspiração?


Eu tenho uma pastinha só de acabamentos especiais, com abotoamentos, debruns e outros detalhes que dão um ar diferenciado à peça.


Gostou das dicas? Aproveite e me siga por lá! Além de fazer uma curadoria especial de imagens relacionados à moda, eu também crio conteúdos técnicos de moulage e modelagem por lá.


Link do meu perfil no Pinterest









pos.png