POR QUE O DESIGNER DEVE PESQUISAR?



Você que já atua no mercado da moda obviamente já entendeu que a moda é cíclica e muda o tempo todo e por isso é necessário aprofundar cada vez mais a pesquisa, seja para uma nova inspiração ou para entender qual será a próxima grande tendência.


A pesquisa nada mais que do que uma investigação e aprendizagem de algo novo ou do passado, podendo ser comparada com uma jornada exploratória.


Se quisermos compreender as tendências e diminuir o nível de incerteza e insegurança, precisamos mudar o comportamento, destinando mais tempo para avaliar as observações e informações que obtemos todos os dias.


Parece confuso? Não é não. É um processo que exige técnica e bons materiais, afinal ter conhecimento de eventos e tendências culturais é algo que todo designer, seja de moda, ou qualquer outra indústria deve dominar.


Isso inclui observar as mudanças globais, tendências sociais e períodos políticos, isso tudo são temas obrigatórios no desenvolvimento de roupas ou de qualquer produto em geral.


É necessário que você aprenda como transformar informações em conhecimento prático, ou seja adaptar esse conhecimento para a sua realidade e a realidade do setor que você atua, e claro, também é importante ter em mente que além de perceber as tendências, temos de compreendê-las através de filtros e comparações com outras informações, pois tudo tem a ver com tudo, e quando você entende como isso é na prática, tudo fica mais simples e fácil.


Esta análise significa organizar e compreender essas informações e observar de que forma que forma elas realmente impactam no comportamento das pessoas. Um ótimo exemplo é o momento de pandemia, onde movimentou inúmeras industrias e nichos voltados ao bem estar: roupas confortáveis para estar em casa e trabalhar, o autocuidado através de produtos de beleza, a industria moveleira, pois estando em casa as pessoas passaram a buscar por conforto ou pela estética.


Sabendo dessas informações e obtendo o direcionamento assertivo através de um bom caderno de tendências, você aprende a desenvolver instintivamente esse olhar aguçado sobre o universo das tendências e conseguirá aplicar nas suas criações e tirar o melhor proveito.


Enquanto designer eu fui me desenvolvendo neste caminho, fazia minhas análises e observava atentamente todas as outras fontes e quando tinha acesso a informação assertiva, ou seja um bom caderno de tendencias, todas as informações faziam sentido e eu estava pronta para criar o produto, sabendo que existia todo um estudo embasado por trás daquela informação.


Isto faz sentido pra você? Já parou para pensar sobre isso?


Um beijo e até o próximo post.



pos.png