PROFESSORA DE MODA: DICAS PARA QUEM QUER TRABALHAR COM ENSINO



Surgiu na minha caixinha de perguntas de umas semanas atrás no meu instagram @francyssaleh essa pergunta, e era algo do tipo: "tem alguma dica para quem quer ser professora de moda?"


A seguidora era nova, tinha chegado no meu perfil por meio do canal no youtube, então eu respondi que não tinha uma e sim várias dicas, afinal eu amo moda e ensino e sou muito feliz de poder me dedicar a esta profissão.


Além das dicas que vou compartilhar aqui, depois desse episódio fiquei pensando no último processo seletivo que passei, era 2018 e eu estava retornando para a sala de aula após a pausa entre a última universidade que havia trabalhado que era Federal, e o tempo que havia decidido me dedicar a engravidar e ter a Eugênia. Fazia 3 anos que estava fora e queria muito voltar, então tinha uma vaga para professor de desenho de moda e eu fui fazer o teste.


Passei em todas as etapas e na última entrevista, uma equipe de professores perguntaram porque eu queria estar ali?


Eles falaram: "Francys, tu já andou pelo mundo e em grandes empresas, porque tu quer trabalhar aqui conosco?" Eu que sou muito emotiva, comecei a chorar, eu disse que sabia sim que poderia estar em outro lugar mas a minha paixão pelo ensino era maior, eu queria muito estar ali e foi algo tao genuíno que fui contratada, claro que não só por isso, mas meu CV, minha experiência anterior nessa universidade e as outras experiências que tive no ramo da moda, ou seja, tudo contou positivamente.


A primeira dica ou lição que posso deixar então é ame o ensino. Ame ensinar! Se esse não é o seu "negócio", nem continue lendo as outras dicas. Eu passei muitos perrengues em sala de aula, o que por um lado foi ótimo, pois hoje evito muitas coisas por saber como deve agir, isso foi me dando experiência. Porém não se engane achando que é simples, basta entrar na sala de aula e passar o conteúdo. Existem os mesmos problemas que existem no mundo corporativo. Temos nossos superiores, "chefes" e os alunos, querendo ou não são os nossos "clientes" e deixar os nossos clientes satisfeitos nem sempre é simples.


Então, aproveitando, algo que preciso deixar bem claro é que nesta profissão assim como em outras na moda o glamour por aqui é zero!


E por mais glamurosas eu achasse certas professoras que tive, sempre ficava muito obvio pra mim que se um dia eu quisesse ser professora, eu seria por volta dos 40 0u 50 anos. pensava que deveria acumular muito conhecimento para passar, para ser uma professora interessante.


Continuo achando a mesma coisa, minha mentalidade em relação a isso não mudou, porém na época eu comecei a buscar muitas informações e experiências, não para ser professora, afinal tinha decidido que seria uma designer e quando me "aposentasse" como designer poderia ser uma professora ou consultora, pois teria acumulado as experiências que necessitaria para ser interessante.


A segunda dica que eu posso te dar aqui é essa: seja interessante, tenha experiências de trabalho e do mundo para compartilhar com os seus alunos, caso contrário, você ficará sempre presa ao conteúdo dos livros e não terá uma opinião própria sobre os conteúdos que ensina.


Uma terceira dica é um pouco óbvia, porém pensando em alguns professores que conheci, talvez nem seja tão óbvia assim, já que não é todo mundo que investe em sua carreira, seja com livros ou cursos. Então como dica para você que quer trabalhar com ensino, entenda que é fundamental que você esteja sempre se desenvolvendo e aprendendo. Procure bons livros, bons cursos, palestras, documentários! Esteja sempre buscando conhecimento e se reciclando. Muitas coisas que aprendi na faculdade, com o passar do tempo fui percebendo que não eram adotadas da mesma forma pela indústria. Então procure entender o universo como um todo para sempre apresentar todos os cenários para os seus alunos!


Gostou dessas dicas? Quer uma continuação? Comente lá no meu perfil!

pos.png