QUER SE DESTACAR? APRENDA A SER ESTRATÉGICA!



Eu sempre falo seja para alunos ou profissionais de moda que é importante sermos estratégicos na nossa carreira.

No meu caso, ser estratégica sempre foi algo meio intuitivo, era abrir mão de algo como uma viagem entre amigas, para dedicar a algo maior, como um curso de férias por exemplo.


Ao final do período de estudos em Portugal eu poderia ter ido fazer um mochilão pela Europa, como todos fazem, porem percebi que era mais sábio da minha parte ficar um tempo em Paris, visitando lojas, museus e treinando o meu francês. Então quando falo sobre ser estratégico é aproveitar as oportunidades que temos e abdicar de outras.


Outra questão estratégica que sempre cito foi abrir mão da formatura para poder investir pesado na coleção final, ou seja meu TCC.


E quando olho pra trás vejo que essas e outras abdicações "estratégicas" contribuíram para minha formação profissional.


Então ao invés de ir para um lugar badalado aproveitar as férias, eu me organizava e ia a uma feira. Na feira fazia o possível para fazer contatos e dessa forma vamos exercitando uma habilidade importante de aprendermos a nos relacionar. A Première Vision, por exemplo, que é uma feira super importante no calendário da moda e que sempre menciono, aproveitei para visitar pela primeira vez quando estava fazendo meu intercambio, e o cenário era: uma menina de uns 19 anos em Paris, podendo aproveitar para fazer festas e se divertir, porém estava dedicando aquela tempo para passar 2 dias inteiros em uma feira, mesmo sabendo que não colheria frutos daquela visita imediatamente.


E hoje vejo o quanto foi importante para minha carreira, com isso consegui fazer contatos que jamais teria feito, se estivesse na minha cidade ou enfim até mesmo na região sul. Nessas feiras e eventos, estão presentes empresas do mundo todo. E além disso, quando esses empresários estão nesses eventos, eles estão mais abertos e receptivos para fazer parcerias e negócios.


Outro fato importante de salientar é que caso você pense que as empresas ou as pessoas não darão a você a devida importância, está extremamente enganada ou enganado.


As empresas tem consciência de que o estudante de hoje é o profissional de amanhã e tanto eu experimentei enquanto era estudante, quanto agora presenciava o atendimento aos estudantes na feira.


Outro momento que fui "estratégica" foi durante as férias de verão. Lembro que deveria voltar para a cidade dos meus pais, aproveitar a convivência em família e o conforto da casa deles, porém abri mão para ficar em Caxias na e'poca, fazendo um curso de férias de moulage. O resultado? Quem me acompanha aqui já sabe!


Outro exemplo é este espaço aqui, hoje tenho os alunos e seguidores que acompanham as postagens, porém durante muito tempo não tinha audiência nenhuma aqui, no meu canal do youtube ou instagram, porém isso não foi motivo para eu desanimar, se vocês olharem tem posts bem antigos por aqui, pois mesmo sem ter audiência eu sabia que um dia esse conteúdo seria útil e seria uma forma de documentar minha trajetória profissional.


Espero que esse conteúdo tenha inspirado você e te traga alguns insights de pequenas acoes que voce pode implementar para ter destaque na área que atua ou seja atuar. Lembre-se sempre que "efeitos duradouros derivam de acoes constantes e graduais", lí essa frase em um biscoito da sorte chinês e tenho como um lema!


Um beijo e até o próximo post!




pos.png