ATRIBUTOS PARA TRABALHAR NA ÁREA DA MODA


Escolhi essa foto reflexiva para abordar aqui algumas questões sobre trabalhar com moda.


Você já parou pra pensar quais são as habilidades necessárias para ser bem-sucedido na indústria da moda? Volta e meia alguém faz essa pergunta e ela sempre me leva a uma reflexão profunda, me faz voltar no tempo e analisar o que deu certo pra mim.


É importante saber que há diferentes habilidades e atributos necessários para as inúmeras especialidades da indústria, assim como os profissionais de relações públicas, por exemplo, precisam ter boa articulação com as palavras, alfaiates precisam ter uma grande habilidade manual, um chef de cozinha precisa de paciência infinita. Na moda há habilidades que são importantes para quase todos os profissionais da área, como a criatividade, saber trabalhar em equipe e capacidade de lidar com pessoas, principalmente se você pretende trabalhar em uma grande empresa.


E claro, não menos importante, também é fundamental ser flexível e capaz de lidar com contratempos e rejeição sem que isso trabalhar afete a autoconfiança ou motivação para atuar na indústria.


E te digo mais, grande parte dos profissionais em busca de trabalho na moda é rejeitada antes de se posicionar, isso acontece com muitos profissionais que tentam se destacar nesse universo, porém o mais importante é aprender com essas rejeições e não se deixar influenciar por elas.


Nesse mercado, é importante aprender a exercitar o músculo da persistência e resiliência e, quando ouvir um "não" entenda que é apenas um "não agora" e também entenda que não deve levar isso para o lado pessoal.


Outra habilidade muito necessária nesse meio é a criatividade, então exercite-a, não apenas artisticamente, mas também no aspecto relacional. Procure um novo caminho, ainda não tenha sido explorado, um novo enfoque ou uma técnica inovadora.


Isso inclui atividades do seu dia a dia, volta e meia escrevo sobre criatividade aqui no blog, e essa também é uma forma que me mantem criativa, escrever, buscar temas novos, estudar, tirar fotos... encontre sua maneira de canalizar sua criatividade e esteja sempre em contato com esse universo.


E, finalmente, um pouco de sorte, pois uma grande oportunidade pode surgir se estiver no lugar certo e na hora certa. A sorte é discutida sob vários aspectos, porém acredito que não podemos contar apenas com ela, precisamos estar sempre prontos para quando ela nos encontrar!


Seja realista sobre os desafios a enfrentar. As rejeições não significam que você não seja apto para esse negócio. Você apenas precisa se empenhar e ser mais persistente. Okay?