Continuando nossa programação especial de Paris e de Première Vision aqui no blog e também no instagram em tempo real, o propósito do post de hoje é fazer um encerramento com tudo que vi na PV.
A BETTER WAY: PELA MODA ECO-RESPONSÁVEL:
Um dos focos da minha visita foi esse espaço chamado "a better way" dedicado a sustentabilidade na moda, tema que venho trabalhando desde 2006, quando fiz meu TCC no curso de moda e posteriormente em 2009 quando expus na Première no espaço destinado a jovens criadores.
Esse programa foi lançado em julho de 2023, e é responsável por decodificar e destacar os esforços e investimentos dos expositores em prol de uma indústria da moda mais responsável.
E agora, a partir de fevereiro, o programa se expandiu e incluiu dois novos segmentos da feira: Manufatura e Materiais Inteligentes.
Estes se uniram aos já integrados Tecidos, Fios e Couro no programa.
E uma das iniciativas que beneficia a questão da sustentabilidade e também auxilia pequenas empresas e jovens designers é um estande especial com estoques mortos. No caso deste projeto os estoques são de marcas de luxo como Celine, Louis Vuitton, Dior, Fendi entre outros.
Ainda na temática da sustentabilidade, um dos países que está trabalhando fortemente é Portugal.
Na verdade a organização da indústria têxtil e de confecção portuguesa sempre foi muito organizada e com um marketing expressivo.
Lembro que desde a época que estudava na Universidade do Minho em Guimarães e que visitava a feira, sempre teve um espaço organizado e chamativo na feira para expor as indústrias portuguesas.
Outro país que tem um espaço interessante é a Turquia. São diversos expositores e muitos deles prontos para atuar de forma sustentável.
TALKS
Participei de alguns talks e pitches, que são apresentações que acontecem durante a feira em espaços especiais:
Tanto nos talks quanto nos pitches, as traduções são feitas de forma simultânea.
A palestra que eu estava ansiosa era da Alden Wicker, autora do livro "To dye for" que já fiz resenha aqui pro blog.
O tema era "Corantes tóxicos: consequências para a saúde humana e formas de proteção contra eles"
Produtos químicos em grande parte não regulamentados são encontrados na maioria das roupas hoje, prejudicando nossa saúde e o meio ambiente.
Alden, jornalista premiada e especialista em moda sustentável trouxe dados interessantes para o debate, como por exemplo o fato de que certas substâncias estão trazendo problemas endócrinos e de fertilidade. Sim, infelizmente nossas roupas estão nos envenenando.
FASHION DESIGNERS
No último dia da feira (conforme eu já compartilhei quando também era estudante, há quase 20 anos atrás) é dedicado aos estudantes de moda.
Escolas de moda renomadas de Paris e outras partes da Europa trazem seus estudantes para ver a feira.
Um seminário é feito para que os estudantes entendam sobre a dinâmica da feira, saibam da história e como aproveitar tudo que ela oferece.
Este tipo de aproximação entre a indústria e os estudantes é importante, pois logo esses estudantes estarão no mercado de trabalho e já terão noção sobre como aproveitar a feira para seus futuros negócios.
Então a dica que eu te dou é: organize-se e venha visitar a PV! Você aprenderá muito aqui.