top of page

TIPOS DE CURRÍCULO PARA TRABALHAR COM MODA



Surgiu uma oportunidade de estágio e você ainda não tem o seu CV de moda? Calma, esse post vai te ajudar.


Esse é um assunto que eu já venho falando e fazendo alguns posts por aqui e também no meu perfil do instagram e lembrando que como já escrevi sobre esse tema aqui no blog, alguns tópicos deixarei de fora para não ser repetitiva.


Vou aproveitar e reunir algumas dúvidas frequentes que recebo do meu perfil do Instagram, principalmente quando

abro caixinhas de perguntas.


COMO DEVE SER O CURRÍCULO DO DESIGNER DE MODA OU ESTILISTA?


O currículo de um designer de moda ou estilista deve ser claro, conciso e bem organizado. Ele deve destacar as habilidades e experiências do candidato de uma forma que seja atraente para os recrutadores. Aqui estão algumas dicas para você colocar no seu CV.

  • Inicie com um resumo profissional. O resumo profissional é uma breve descrição de suas habilidades e experiência. Ele deve ser claro e conciso, e deve destacar suas qualificações mais relevantes para a vaga.

  • Liste sua educação e experiência. Liste sua educação mais recente primeiro, seguida por sua experiência profissional. Inclua as datas, títulos e responsabilidades de cada posição.

  • Destaque suas habilidades. Inclua uma lista de suas habilidades relevantes para a vaga. Isso pode incluir habilidades técnicas, como costura e modelagem, ou habilidades criativas, como desenho e ilustração.

  • Inclua um portfólio. Um portfólio é uma ótima maneira de mostrar seu trabalho para potenciais empregadores. Inclua imagens ou vídeos de suas criações mais recentes. Aqui no blog tem vários posts sobre esse assunto.


QUAL A IMPORTÂNCA DO CURRÍCULO PARA O PROFISISONAL DE MODA?


Ele é o primeiro contato que o candidato tem com o recrutador, e pode ser decisivo para a sua candidatura, portanto ele é extremamente importante.


Um currículo bem escrito e organizado pode destacar as habilidades e experiências do candidato, aumentando suas chances de conseguir a vaga. Por outro lado, um currículo mal escrito ou desorganizado pode prejudicar as chances do candidato.


A importância do currículo para o profissional de moda pode ser resumida nos seguintes pontos:

  • É a primeira impressão que o candidato deixa no recrutador. Um currículo bem escrito e organizado pode causar uma boa impressão no recrutador, aumentando as chances do candidato de ser chamado para uma entrevista.

  • É uma ferramenta para destacar as habilidades e experiências do candidato. Um currículo deve destacar as habilidades e experiências do candidato que são relevantes para a vaga.

  • É uma ferramenta para demonstrar o interesse do candidato pela vaga. Um currículo personalizado para a vaga específica que o candidato está se candidatando pode demonstrar o interesse do candidato pela vaga.


COMO DEVO PREENCHER UM CURRÍCULO PARA TRABALHAR NA ÁREA DA MODA?


Além do que já foi dito nos tópicos acima, é importante que você tenha comprovação de tudo que colocar no CV. Normalmente não é questionado ou necessário apresentar certificações, porém como eu sou da área acadêmica, sempre precisei mostrar e comprovar tudo que estava escrito no CV. Estou salientando isso pois algumas pessoas "enfeitam" o CV. Não faça isso, seja o mais verdadeiro possível.


Bom, dito isso, o formato básico seria:


Resumo profissional


O resumo profissional é uma breve descrição de suas habilidades e experiência. Ele deve ser claro e conciso, e deve destacar suas qualificações mais relevantes para a vaga.


Designer de moda com experiência em criação, desenvolvimento e produção de roupas. Habilidades fortes em costura, modelagem e ilustração. Apaixonado por moda e criatividade.


Educação


Liste sua educação mais recente primeiro, seguida por sua educação anterior. Inclua as datas, títulos e instituições de cada instituição.


Bacharel em Design de Moda Universidade de São Paulo - São Paulo, Brasil 2015 - 2019


Experiência profissional


Liste sua experiência profissional mais recente primeiro, seguida por sua experiência anterior. Inclua as datas, títulos e responsabilidades de cada posição.


Estilista Marca X São Paulo, Brasil 2018 - presente

  • Criação de coleções de roupas

  • Desenvolvimento de protótipos

  • Produção de roupas

  • Colaboração com fornecedores


Habilidades


Inclua uma lista de suas habilidades relevantes para a vaga. Isso pode incluir habilidades técnicas, como costura e modelagem, ou habilidades criativas, como desenho e ilustração.

Aqui está um exemplo de seção de habilidades para um currículo de moda:


  • Costura

  • Modelagem

  • Ilustração

  • Desenho

  • Photoshop

  • Illustrator

  • Inglês fluente


Portfólio


Um portfólio é uma ótima maneira de mostrar seu trabalho para potenciais empregadores. Inclua imagens ou vídeos de suas criações mais recentes. Você pode ver mais sobre esse assunto aqui no blog.


Dicas adicionais

  • Mantenha seu currículo conciso. Um currículo não deve ter mais de duas páginas.

  • Use um formato claro e fácil de ler.

  • Corrija todos os erros de ortografia e gramática.

  • Personalize seu currículo para cada vaga.



QUAL DEVE SER O FORMATO DO CURRÍCULO DE UM DESIGNER DE MODA?


Sobre o formato podemos abordar alguns tópicos, como o formato físico x virtual, o formato do arquivo e até o layout.


Atualmente o formato virtual é o mais usado. É muito raro alguém entregar um CV em mãos no RH. Então por esse motivo o seu CV deve ser pensado em um formato virtual e que ao ser impresso mantenha seu layout.


O formato para salvar o arquivo é sempre em PDF, não envie um CV em formato Word. Jamais!


E lembre-se que não é o momento de inventar moda. O formato tradicional de currículo é o mais comum e é o mais fácil para os recrutadores entenderem.


Importante também ter atenção ao tamanho de fonte e um espaçamento adequados. Um currículo deve ser fácil de ler, portanto, use um tamanho de fonte de pelo menos 11 pontos e um espaçamento de 1,5. E falando em fonte, não é o momento de inventar firulas, use uma fonte que seja fácil de ler.




QUAIS AS EXPERIÊNCIAS DEVO COLOCAR NO CURRÍCULO DE MODA?


As experiências que você deve colocar no currículo de moda são aquelas que são relevantes para a vaga a que você está se candidatando. Isso pode incluir:

  • Experiência profissional

Se você já tem experiência profissional na área da moda, certifique-se de destacar suas realizações e responsabilidades. Por exemplo, se você trabalhou como estilista, você pode mencionar as coleções que você criou ou os projetos que você trabalhou.

  • Experiência voluntária

A experiência voluntária também pode ser uma boa maneira de demonstrar suas habilidades e experiência. Por exemplo, se você trabalhou como assistente de estilista em um evento de moda, você pode mencionar as tarefas que você executou. E neste quesito fiz vários trabalhos voluntários e sempre era questionada sobre eles. Ou seja, é tão importante quanto a experiencia profissional, pois mostra o quão pró ativo você é!

Ao seguir essas dicas, você poderá escrever um currículo que o ajude a conseguir a vaga de seus sonhos.



Comments


pos.png
    bottom of page