E aqui estou para mais um ano de cobertura da Première Vision, a maior e mais importante feira do mundo da moda.
Cheguei cedo nos portões da feira para acompanhar a abertura oficial.
Neste ano, a feira contará com um impressionante total de 1.200 exposições, incluindo a participação de 73 novos expositores representando empresas dos setores têxtil, aviamentos, curtumes, entre outros. Essa diversidade de expositores abrange 42 países, destacando-se na lista nações como Itália, França, Espanha, Coreia, Japão, Reino Unido, e muitos mais.
O tema deste ano é MUTATIONS - Mutações em português!
TALKS
Depois de olhar alguns expositores, fui para o espaço dos TALKS, onde as tendências para a próxima temporada foram apresentadas: Materiais, cores e aviamentos foram divulgados dentro dos 3 grandes temas - Transformação, Regeneração e Adaptação.
MAISON D'EXCEPTIONS
A Maison d'Exceptions também é outra parte do meu interesse para pesquisas e trabalhos posteriores, já que esse espaço é dedicado ao savoir-faire especial para a Alta Costura. Nessa área estão as materiais primas e técnicas mais refinadas da indústria da moda no mundo.
Este espaço da feira não é aberto para o público em geral, e para entrar precisa de um convite especial. Além de entrar pude conversar com alguns dos designers que levam o seu trabalho para expor, veja a seguir:
ANNE GELBARD
Comecei pelo trabalho da designer francesa Anne Gelbard que trabalha com intervenções têxteis. Seu trabalho é experimental, ou seja, ela mistura diversas técnicas tais como tingimento, bordado, foiling ou até mesmo revestimento de têxteis.
Anne cria designs exclusivos para diversas casas de Alta Costura e um dos clientes é a Maison Schiaparelli:
No instagram annegelbardatelier você pode acompanhar os trabalhos criativos de Anne, e também no site: http://www.annegelbard.com/fr
Nesta área da feira os designs são exclusivos, então algumas criações como a de Anne, que são autorais, não podem ser fotografadas. Mas descrevo aqui que além de ser extremamente criativo é um trabalho único!
SERICYNE
A Sericyne é uma starup francesa que apresenta um novo material que é 100% natural a partir do bicho-da-seda. Eles possuem um know-how único no mundo, ou seja, com a sua técnica patenteada, em vez de girar casulos, os bichos-da-seda produzem em várias formas, girando sua seda nos moldes nos quais são colocados. O resultado é um material que é tipo um TNT, ou seja, ele não é tecido.
A Sericyne vem desde 2015 criando coleções que inspiram designers em todo o mundo, do design de interiores à relojoaria fina, dos cosméticos às embalagens de luxo. Alguns dos clientes são a Cartier, Diptyque
O trabalho pode ser acompanhado aqui pelo Instagram ou também no site http://www.sericyne.fr.
P+L STUDIO
O trabalho da P+L STUDIO é feito através da designer Cyrielle Leclère.
Cyrielle estava pessoalmente no estande então tive a oportunidade de conversar com ela, perguntar sobre as suas inspirações e como desenvolve a técnica, que consiste em experimentações de bordados, ou seja, ela trabalha com técnicas de pontos diversas e também mistura materiais. Um dos materiais mais utilizados é a ráfia sintética, que ela precisa importar diretamente da Itália.
A designer é formada em estilismo e aprendeu a bordar com sua avó. Suas inspirações são diversas e seu trabalho pode ser visto em vitrines de marcas como Valentino e Armani.
Por se tratar de um trabalho exclusivo e autoral as fotos também são limitadas, mas você pode acompanhar o trabalho de Cyrielle no Instagram e no site http://www.plstudio.fr.
ATELIER SEIRAN
O Atelier Seiran trabalha com tingimento de forma artesanal e tradicional com o famoso com uma técnica similar a batik.
No Atelier que fica no Japão, eles fazem todo o processo que começa desde o cultivo da planta conhecida pelo nome tade ai , passando pelo processo de fermentação para aí então obter l corante azul e após passam para o desenho, depois o processo com cera derretida, e então começam os tingimentos.
Olhando as peças prontas e os tecidos percebe-se o quão especial são. O efeito fica incrível, e aconselho a verem no site todo o processo explicado pois é muito interessante! O Atelier Seiran também está presente no Instagram! E se você gosta de design têxtil e técnicas de tingimentos artesanais, precisa ficar de olho neles!
KASAGI FIBER STUDIO
A KASAGI é uma empresa familiar que cria e cultiva ovelhas para o beneficiamento da lã.
Seu produto é todo artesanal: as ovelhas são tosquiadas e após a lã é lavada cuidadosamente e depois seca de forma natural no sol.
Ao longe de 10 anos eles desenvolvem um processo único para deixar a lã com um toque diferenciado e o resultado dos produtos é esse:
STEL ORNEMENTS
a STEL é uma empresa situada em Barcelona, Espanha e no estante estava a designer e proprietária, Bibis Castañer, com quem tive o prazer de conversar.
Bibis me explicou todo o processo criativo e de produção por trás das peças em resina e esses ornamentos são usados tanto em peças prontas como na Alta Costura.
Quando questionei sobre o tempo de cada peça Bibis contou que levam muito tempo e que o processo é extremamente trabalhoso e que para ficarem perfeitos precisa de total dedicação ao ofício, podendo levar cerca de um ano para um profissional trabalhar na área.
Ela é uma mulher apaixonada pelo seu ofício e deixou um recado para vocês que me acompanham: "dedique-se! Se esforcem!"
Essa conversa com ela me lembrou de algumas questões que vínhamos falando sobre o futuro do trabalho na moda e ao ver o esmero e requinte das peças eu concluo que o futuro serão as técnicas manuais! O nosso conhecido francês, o "savoir-faire". Não é?
Acompanhem o trabalho da Stel Ornaments no Instagram e também no site!
XAVIER BRISOUX
Lembram quando falo sobre nossas inspirações e lembranças de quando somos crianças?
No trabalho de Xavier elas fazem total sentido, pois ele era aficionado por histórias em quadrinhos quando criança e sua lembranças e inspirações são traduzidas nesses tricots incríveis e super criativos.
Infelizmente não é possível ver na foto, mas o trabalho visto de perto é único e inovador, uma espécie de 3d.
7 WAVES SOCIAL
Para finalizar um projeto lindo desenvolvido com mulheres na Índia, onde elas produzem de forma artesanal tecidos com seda.
O processo de produção é feito com base nos conceitos da e economia solidária, onde as mulheres recebem um valor justo pelo seu trabalho e incentivo para permanecerem nas suas comunidades de origem.
Além da estética e qualidade dos materiais a empresa vem chamando a atenção pelo modelo de negócio sustentável!
Você pode acompanhá-los aqui no site e também no Instagram!
Espero que tenha gostado desta seleção especial que fiz para você!