2023 foi um ano produtivo para as minhas leituras de moda como já falei em outros posts, tanto é que essas leituras influenciaram na minha decisão de fazer logo o doutorado e escrever uma tese na área social da moda.
Entre os livros técnicos, títulos aleatórios selecionados para o clube do livro e gênero que chamo de "literatura de moda", passei a me interessar e ler mais sobre esse último, pois a leitura é fluida e também porque a narrativa é um misto entre romance, investigações jornalísticas e um pouco de fofoca de bastidores.
Tanto é que a leitura te prende a ponto de deixar o celular de lado e focar exclusivamente no livro. Porém, por outro lado, são inúmeras as referências que os autores fazem, seja por uma campanha da época, um estilista específico ou determinada coleção... As referências são tão ricas que a sensação após ler um livro desses é a de que há ainda muito mais a ser explorado e estudado.
Então o celular ficava de lado, porém o post-it estava sempre nas mãos, e a cada referência nova ou informação relevante para posterior pesquisa eu tive a ideia de criar ao final da leitura, uma pasta no Pinterest para que eu tivesse salvo uma referência visual do livro.
Eu já falei em aulas ao vivo em como o Pinterest pode ser uma valiosa ferramenta de estudos, principalmente para estudantes de áreas em que há muito conteúdo visual, como a moda.
E ao utilizar o Pinterest, os estudantes e entusiastas da moda podem criar painéis personalizados com a capa do livro, citações e biografias dos estilistas e profissionais mencionados, arquitetura da cidade ou região que onde a história se passa, enfim, todo o tipo de material visual que possa te ajudar a vivenciar e internalizar a história do livro.
Posteriormente, como agora que vim escrever este post e voltar nos painéis que criei com base nos livros que li, a visualização dessas referências me trouxe com clareza os pontos altos do livro e as histórias por trás de cada imagem.
Ou seja, as pastas no Pinterest não apenas enriqueceram a minha compreensão dos conceitos apresentados nos livros, mas também estimularam a minha criatividade e o pensamento crítico ao analisar padrões, tendências e influências culturais nas histórias que li.
Como, por exemplo, essa pasta que fiz como referência visual do livro Champagne Supernovas: Kate Moss, Marc Jacobs, Alexander McQueen e os rebeldes dos anos 1990 que reinventaram a moda.
Consegui inúmeras imagens dos fotógrafos que eram mencionados no livro, bem como entender o estilo fotográfico da época. Inclusive esse é um tema super pertinente no mundo da moda, pois a estética de cada período é marcada também pelo estilo fotográfico relevante naquele momento.
Também pude ver as aparências dos estilistas e modelos, conforme a autora citava, já que ela mencionava características bem peculiares que na hora da leitura gerava curiosidade.
Indico que você visualize a pasta aqui neste link, pois esse painel tem cerca de 195 pins!
Aqui neste print do mesmo painel foi importante para a minha compreensão sobre o cenário cultural da época, por meio de cartazes e cenas dos filmes: as drogas, cigarros e bebidas liberadas e glamourizadas. Tudo isso fazia parte do contexto cultural dos anos 1990 e refletia diretamente na moda, como pude ver depois nas campanhas e desfiles da época.
Outro painel visual com um contexto completamente diferente é o do livro Os oito Vestidos Dior, que é um romance delicioso e emocionante:
Além disso, considerando o fato do Pinterest ser uma rede social colaborativa, você pode compartilhar seus painéis, seja com alunos, caso você também seja professor ou com colegas. Você pode trocar ideias e descobrir novas perspectivas sobre moda, enriquecendo ainda mais sua experiência de aprendizado.
Espero que esse post tenha te inspirado a incorporar o Pinterest como uma ferramenta complementar nas suas leituras e estudos de moda, assim você conseguirá uma abordagem mais envolvente, estimulante e completa, que não apenas ampliará o seu conhecimento, mas também incentivará uma aprendizagem mais interativa e conectada.
Depois me conta lá no Instagram, fiz um post aqui. Um beijo e até o próximo post!