5 DICAS PARA VOCÊ QUE QUER ESTUDAR MODA



Estava conversando com uma aluna sobre estudar moda e lembrei de algumas coisas que eu fazia enquanto estudante e me ajudaram muito na época e quero compartilhar aqui hoje com vocês.

As dicas que eu vou passar aqui, foram coletadas durante mais de 20 anos como eterna estudante e também como professora, pois em contato com inúmeros alunos consigo ver uma padrão de comportamento e hábitos que alguns alunos de sucesso desenvolveram ao longo do tempo.

Bom a primeira delas é:


1- Aprenda a costurar ou ter uma noção básica de modelagem antes de ingressar no curso.


Sim, você aprenderá no curso a costurar e a modelar, porém como a carga horária é reduzida, o ideal é que você tenha ao menos noções de como controlar a máquina por exemplo.


Nos cursos de design de moda, as máquinas são industriais e eu percebia que na faculdade algumas colegas e depois como professora, também via que alguns alunos passavam um “perrengue” para aprender a controlar a máquina e depois entender como costurar uma peça.


Controlar o pedal da máquina é similar ao controle que devemos ter do carro na hora de dirigir, porém aí temos outro probleminha, pois normalmente os alunos começam a estudar antes de completarem 18 anos, então o controle do pedal costuma ser um pouco complicado no começo.


Eu entrei na faculdade apenas sabendo costurar, não tinha noção de molde.

Mas eu lembro de ver o sofrimento das minhas colegas e depois de alunas, ao tentar dominar a máquina de costura e mais ainda, tentar entender como funcionava a construção de uma roupa como um todo. E aí já aproveito para enumerar a segunda dica:

2- Aprenda moulage antes de aprender modelagem plana


Eu já tinha experiência de costura na fábrica, porém como o processo industrial é um pouco diferente de atelier, eu não tinha a noção da roupa como um todo, eu era apenas operadora de máquina.