COMO ESTUDAR MODA EM CASA



Semana passada eu fiz uma aula ao vivo com uma aluna da mentoria de desenvolvimento de coleção, a Morgana e caso você não tenha visto, segue o link aqui - corre e assiste porque a aula ficou incrível! - lá a Morgana dividiu sua trajetória e contou como faz a transição de odontologia para moda e foi através da minha mentoria que ela adquiriu as habilidades necessárias para desenvolver uma coleção.


Então se você tem curiosidade de saber como é a metodologia de ensino que eu criei para essa mentoria, assista, pois a Morgana mostrou como foi o processo dela através do passo-a-passo que desenvolvi. Ou seja, um método efetivo e comprovado que te prepara para trabalhar com moda, mesmo que você, assim como ela, nunca tenha estudado moda antes!


Inspirada pela nossa conversa, resolvi trazer uma espécie de guia para você que também quer fazer a transição ou quer entender mais sobre moda, já que a Morgana contou que através das minhas indicações de livros e cursos, passou a estudar em casa.


Mas antes de começar falar sobre como estudar MODA, você precisa entender de fato o que é e o que não é!


Primeiro entenda que se você faz um curso de costura, modelagem, moulage, desenho, marketing digital, coloração pessoal, styling e por aí vai, isso não faz de você um criador de moda!


Quando estudamos moda na universidade, um dos primeiros conceitos que são ensinados é o que de fato é moda. Busquei rapidinho no Wikipédia uma definição para você entender e seguirmos o debate:


"Moda, comportamento de uma dada época histórica. É um sinônimo de "costume". A palavra provém do termo latino modus, através do francês mode. Em sentido estrito, porém, "moda" costuma se referir especificamente aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade numa dada época histórica.


A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos. "


Você percebe através dessa definição o que é moda? Por isso que é errado pensar que o estudo de moda se restringe a parte técnica da criação de uma roupa, até porquê a moda vai além de uma peça de roupa ou qualquer outro item do vestuário.


Para conhecermos a moda precisamos estudar os movimentos históricos e culturais e por isso é que existem tantos livros diferentes sobre essa temática.


Estudar a história da moda é fundamental, já que ela é um fenômeno histórico, sociológico, cultural e que através desse conhecimento entendemos os valores, hábitos, usos e costumes de um determinado período.


Ao conhecer o que aconteceu no passado você consegue fazer conexões e entender as tendências atuais e futuras, já que as tendências acontecem por meio de estudos sociológicos.


Estudar história da moda ajudará no seu repertório ou seja, sua bagagem usada para a criação, como menciono nesta aula aqui, onde falo sobre as referências cruzadas e a importância de conhecermos diferentes temáticas e ter uma ampla bagagem cultural.


Na aula a seguir eu dou dicas de como realizar esses estudos em casa:



pos.png