COMO SE TORNAR UM JORNALISTA DE MODA?



Nessa semana, dia 07 de abril era o dia do jornalista e ao longo desses anos aqui na internet falando sobre moda e educação, recebo perguntas referentes a várias profissões na moda e uma em específico sobre jornalismo na moda.


Uma delas é "como deve ser a preparação para ser um jornalista especialista em moda?" Começando pela minha especialidade que são os livros, posso adiantar que infelizmente não temos livros sobre o assunto. Não existe um guia em português inédito que vai te ensinar tudo sobre como atuar na profissão ou ainda, cursos específicos aqui no Brasil.


O próprio curso de jornalismo não é mais exigido para quem deseja atuar nessa área e esse é um dos motivos que faz com que interessados na profissão nem saibam por onde começar, pois qual a formação deve ter o jornalista de moda?


Bom, mas é importante começar aqui definindo o que faz o jornalista de moda, vamos lá: O jornalista de moda escreve artigos para revistas e jornais sobre roupas e acessórios, notícias, eventos e pessoas do mundo da moda. Esse profissional trabalha para revistas especializadas em moda, como a Vogue, Marie Claire ou Elle, revistas sobre celebridades, como a Caras por exemplo e cultura popular ou ainda um jornal de grande circulação.


Apesar da diferença do perfil dos leitores de revistas e jornais, a moda sempre desperta algum tipo de interesse, e então por esse motivo, o estilo do texto varia conforme o perfil da publicação, porém o jornalista de moda escreve matérias sobre eventos, ou ainda, acompanham editoriais de sessões fotográficas e também entrevistam pessoas importantes do mundo da moda.


As matérias abordam diversos assuntos, desde o debate sobre as modelos que vestem tamanho zero ao plus size ou as condições de trabalho das fábricas de produção na China, até o impacto de celebridades sobre as tendências de moda, ou sobre a moda no Tiktok, o figurino da série famosa no Netflix, tudo pode resultar em uma pauta!


As matérias sobre eventos tratam de tudo o que está acontecendo no mundo da moda, como quem vestiu o quê no Oscar, as tendências das passarelas do São Fashion Week ou uma resposta à notícia de que o grupo Arezzo quebrou todos os recordes com seus lucros na B3 (bolsa de valores). Além disso, os jornalistas entrevistam designers, empresários ou celebridades.

Esses profissionais são empregados por revistas ou jornais, mas há um grande número de freelancers. Jornalistas autônomos podem passar a maior parte de sua da vida profissional escrevendo para uma ou duas publicações específicas ou realmente tirar proveito de seu status independente e escrever para uma variedade de veículos e atualmente, está contribuindo para isso a explosão de sites e blogs e até redes sociais como Instagram e Tiktok, fazendo com que surjam novas oportunidades para autores de moda, seja colaborando com sites ou iniciando os seus próprios blogs.


Essa é uma ótima maneira para um jornalista iniciante adquirir experiência de escrita ou para um designer de moda que gosta de escrever obter certa exposição. E que inclusive, o lifestyle do jornalista de moda pode ser bastante glamouroso. Sempre em busca de uma boa cobertura de imprensa, designers e varejistas fazem grandes esforços para que os jornalistas conheçam suas coleções e entendam o que torna seus produtos especiais.


Os jornalistas são convidados frequentemente para para eventos inéditos, lançamentos de produtos em lugares paradisíacos, convites para desfiles de moda... porém nem tudo é glamour. Na maior parte do tempo, o jornalista de moda está sozinho diante do computador, tentando encontrar algumas palavras inspiradoras antes de seu expediente terminar, caso ele trabalhe como CLT, ou tentando convencer algum editor que a sua ótima sacada sobre as tendências para a temporada de verão merece ser publicada, tal como vimos em "Inventando Anna", onde a jornalista (que não era de moda) tentava convencer seus superiores a deixá-la escrever sobre o caso de Anna Sorokin, ou Anna Delvey.


Saiba que há muitos caminhos diferentes que têm sido tomados por jornalistas de moda bem-sucedidos, mas os dois mais comuns são adquirir experiência como jornalista generalista e, depois, especializar-se em moda ou adquirir experiência em outra função em uma revista, como stylist ou fotógrafo, e começar a desenvolver sua trajetória profissional como jornalista. Eu pessoalmente já vi isso acontecer com vários nomes aqui no Brasil e também no exterior. E embora a formação acadêmica não seja uma exigência para o exercício da profissão de jornalista, a formação só trará bons frutos, pois, além do próprio aprendizado, o futuro jornalista tem a oportunidade de iniciar seu networking ainda na universidade, algo que super defendo e que aqui no blog ou no meu canal, você encontrará vários textos sobre. Networking nessa área é muito necessário, MUITO, principalmente na hora de conseguir um estágio, pois sabemos que o começo nem sempre é fácil.


Agora caso você comece por conta e não tem uma rede de contatos formada, indico o site do Carreira Fashion, onde você pode ver as vagas disponíveis na área e ainda, quais as habilidades necessárias para atuar como jornalista.


Além disso, te indico alguns livros que acho essenciais para qualquer profissional de moda que pretende trabalhar na área mas não tem formação.


Posso dizer que conhecer sobre a história da moda e a vida dos estilistas é algo mais que obrigatório para entender o futuro da moda. A moda é reflexo do comportamento e as tendências são ciclos, por isso é importante entender como esses ciclos acontecem de tempos em tempos.


Confesso que é difícil fazer um recorte aqui do que você deve ler, na minha opinião alguém que escreve deve ler muito o tempo todo e como tenho mais de 500 livros de moda, selecionar os poucos e bons não é uma tarefa fácil, mas em 2019 eu fiz uma lista sobre o assunto e vou compartilhar aqui, pois até então nada melhor foi lançado. Vamos a lista:


LIVROS Moda do Conceito ao Consumidor - Gini Frings https://amzn.to/2sbjDgL História da Moda - João Braga https://amzn.to/2sRFXfu Enciclopédia da Moda - De 1840 À Década de 90 https://amzn.to/35KV4pk Produção de Moda - Ruth Joffily https://amzn.to/2sLDgfg The Teen Vogue Handbook https://amzn.to/2Q7xAUP






pos.png