MINHA ROTINA DE PROFESSORA E CRIADORA DE CONTEÚDO


É bem comum quando começo a falar um pouco mais sobre mim, os seguidores perguntarem sobre como me organizo, como é a rotina e como consigo conciliar tudo: trabalho, família, estudos...


Óbvio que sempre tento levar uma vida equilibrada, porém dependendo do projeto ou da fase da vida isto é impossível, por mais que eu tente, algo sempre acaba se desequilibrando.


Mas enfim, o que eu queria compartilhar hoje é um pouco da minha rotina diária e como organizo meus dias, aulas, conteúdos, lives e a vida pessoal!


Eu preciso compartilhar algo com vocês antes de falar das minhas estratégias, eu coloco aqueles timers bloqueadores no celular. Eu uso o telefone uma média de 4 horas no dia, o que é muito pouco para quem trabalha nas redes como eu.


Me manter longe do telefone me auxilia a ser mais produtiva durante o dia e fazer as atividades que gosto: gravar conteúdos novos, editar, escrever posts, fazer as fotos dos posts, tanto aqui para o blog quanto instagram. Eu realmente curso muito esse processo, desde sempre... é algo que me mantém motivada e que faço com muito prazer.


Bom, vou exemplificar aqui um pouco pra vocês como é mais ou menos o meu dia:


7:00 Exercícios físicos


Acordo e faço exercícios... religiosamente de segunda a sexta. Claro que minutos antes tenho rotinas de auto cuidado, mas o primeiro compromisso oficial do dia é o exercício! As vezes eu já pego o telefone antes desse horário e dou uma espiada rápida nas redes e no suporte do curso.


8:00 Suporte técnico e redes


Hora de responder o suporte do curso Segredos da Moulage Francesa. Dependendo eu gosto de responder pelo computador, quando são perguntas mais técnicas e "densas". Outros momentos são feedback positivos, elogios... e aí gosto do celular por poder responder com os emojis.

A mesma coisa com as redes sociais, algumas mensagens respondo pelo celular, mas comentários do YouTube por exemplo, eu prefiro responder pelo computador.


9:00 - 11:00 Casa e filha


Eu tenho uma filha pequena de 4 anos, então neste período eu fico pela volta, se ela tem alguma atividade pela manhã eu arrumo ela, e também vejo as coisas da casa.


11:00 Estudos


Eu gosto de colocar uma atividade de estudo pela manhã, é a hora que faço francês com uma professora particular ou estudo através de algum podcast ou leio algum livro. Não precisa ser algo somente da área, pode ser sobre finanças, desenvolvimento pessoal, marketing digital, educação, qualquer assunto que eu esteja interessada no momento, até porque nesse momento é quando tenho ideias para os meus conteúdos e esses insights costumam vir de áreas bem distintas.


12:00 Almoço e família


Almoçamos em casa, toda a família reunida, então nesse momento eu fico com meu esposo e filha, as vezes fazemos uma pequena caminhada quando é inverno, ou vamos no sítio próximo a nossa casa. Resolvemos algumas coisas da casa...


14:00 Gravar, editar, podcast, live, aula ao vivo, reuniões


A senhora que me ajuda aqui em casa retorna esse horário, então é o momento que venho pro escritório e fico até as 18:00. Se tenho que gravar, aí me organizo e vou para o atelier/estúdio e passo o dia lá. Eu sempre me organizo para fazer as atividades em "lotes", algo que aprendi no livro trabalhe 4 horas por semana.


Então se preciso gravar, já aproveito para gravar vários conteúdos, se for editar... a mesma coisa, edito vários. Se estou inspirada para escrever, farei vários posts, ou se estou com vontade de trabalhar na parte gráfica dos posts, vou editar as fotos, editar no canva... ou ainda, pesquisar novos assuntos.


Se for dia de aula ao vivo ou podcast, também começo as 14 e costumo ficar umas 2 horas nessa atividade.


18:00 Pausa...


Esse deveria ser o momento da pausa, meu corpo já está doendo de ficar tanto tempo sentada e a cabeça também. Porém agora mesmo enquanto escrevo já são 18:30 e continuo aqui. Esse costuma ser aquele momento que as ideias costumam fluir. As vezes acontece de eu ficar direto e não fazer a pausa... tudo depende do projeto que estou trabalhando, da demanda de trabalho ou se estou muito inspirada.


Extras


Eu sou uma pessoa de hábitos noturnos, quando estudante eu tinha aquela desculpa de que só conseguia ser criativa a noite. Depois de adulta fui percebendo os danos que a falta de sono causa, senti na pele isso, então evito ficar trabalhando na noite e na madrugada, mas confesso que amo trabalhar enquanto os outros dormem, porém não consigo acordar cedo e começar a trabalhar, pra mim aqueles movimentos 5 am não funcionam, a única coisa que consigo fazer pela manha de forma satisfatória são exercícios, ou claro, já aconteceu de acordar na madrugada para terminar um trabalho, mas não é a rotina ideal pra mim,


Essa rotina é similar com a rotina que eu tinha quando dava aula, então é algo que funciona há bastante tempo. Eu reservava as primeiras horas para exercícios, cuidado com a casa/família e me concentrava para fazer as aulas a tarde e a noite eu ia trabalhar.

pos.png